quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Reflexões de Natal


Já tem uns 10 anos ou mais que não passo o Natal com a minha familia, mesmo quando eu ainda vivia no Brasil, a maioria das vezes passei o Natal com amigos . Sei lá! Não era bonito passar o Natal com a minha familia, sempre tinha alguma coisa "estranha" no ar que eu não gostava. Talvez fosse a presença "ausente do meu pai" . Todas as vezes ele comia e ia dormir cedo, como sempre fez a vida toda. 

A impressão que eu tinha sempre é que ele não queria estar lá...em família. Vai saber o que se passava naquela cabeça nipônica que cresceu no meio da Segunda Guerra Mundial, vivendo todas aquelas mazelas da guerra. Talvez ele sentisse falta da sua familia de origem, talvez ele se lembrasse da sua irmãzinha menor que morreu em seus braços, no pós guerra. Vai saber, ele nunca estava presente. Nunca falou de seus verdadeiros sentimentos. 

Natal é uma data de união familiar, é preciso que todos estejam presentes de corpo e alma, senão, vira apenas uma reunião de familiares consangüíneos. Um unico integrante da familia que não esteja em harmonia   com o todo nesta data, destoa todo o resto. A não ser que , seja uma familia muito grande e ninguém nem repare que tem alguém destoando com o resto. 

Não quero estar culpando o meu pai por todos os Natais "estranhos" que passei em familia. Por muitas vezes eu mesma destoava do resto. 

Fantasias da infância, eu queria um Natal com uma enoooorme árvore de Natal, vestir a melhor roupa, brincar de amigo-secreto , comer Peru assado , brindar com Champagne á meia-noite e dar muitas risadas ao longo da noite, e depois quem sabe assistir um video de comédia em famìlia, até altas horas .  Nunca foi assim. Não na minha familia. 

Aos poucos fui desgostando das Festas em familia. Era tudo tão... sem graça. 

Encontrei em outras famílias aquilo que faltava na minha, a animação e o espirito Natalino. Eh, creio que aquilo que faltava na minha família era o tal do espirito Natalino. Não posso exigir muito de um pai que não acreditava em Deus e em uma maē que não se decidia entre a umbanda, o espiritismo e o catolicismo. 

Aqui em terras nipônicas posso compreender um pouco a falta de interesse e animação de meu falecido pai. Os japoneses comemoram a noite de Natal , apesar de não serem cristãos. Para eles é uma mera data comercial . O Panetone foi trocado por um bolo natalino. Eles comem um bolo de festa no Natal. Muitos trabalham normalmente, assim como eu. Pois é, quem está na chuva tem que se molhar. 

Hoje, vivendo aqui no Japão estou sendo obrigada a viver aquilo que eu sempre odiei nesta data Natalina. A falta de espírito Natalino dos japoneses em geral. Nada de árvores de Natal, apesar de algumas cidades estarem bem enfeitadas, nada de Panetone , nada de Peru assado e muito menos amigo-secreto, que eles nem sabem o que é. Presentes sim, eu ganhei . Como eu disse antes, é apenas uma data comercial. 

Enfim, a lição que aprendí é que não basta ter uma mesa farta de Natal , montar àrvores com pisca-pisca , trocar presentes, se o espírito Natalino não está presente. Não faz sentido algum, e a festa de Natal do vizinho sempre parecerá melhor aos nossos olhos. 

Hoje, em terras nipônicas não tenho nem as festas "sem graça " em família. Mas percebo que sempre possuí o tal espirito Natalino dentro de mim , e a imagem que me vem em mente não é do Papai Noel, ou Santa Claus . A imagem que me vem em mente é do menino Jesus em sua manjedoura. 

Bom Natal para quem tem , e também para quem não tem o "tal" espirito Natalino. 

Nenhum comentário: