domingo, 29 de dezembro de 2013

Pobre , porém elegante



Muita gente deve pensar que eu gasto "horrores" com roupas e acessórios. Se a maioria das pessoas soubessem que eu só renovo o meu guarda-roupa quando realmente já não me servem mais, ou quando sou obrigada a deixar minhas roupas e calçados por este mundão à fora, creio que muita gente se surpreenderia com os meus reais gastos aqui na terra do Sol nascente. 

Como boa Capricorniana, sou pão-dura até a morte. Para mim , fazer as unhas toda a semana, ou ir cortar as pontas dos cabelos de 2 em dois meses é supérfulo demais. Faço sozinha quando a situação complica muito. Meu cabelereiro aqui no Japão só me vê uma vez ao ano, ou quando vou viajar. Eu mesma dou um trato nos cabelos e só volto , depois de um ano, para refazer mechas ou mudar o corte. Talvez eu abra uma exceção no começo do próximo ano para refazer as minhas mechas. Com certeza meu cabeleireiro ficará muito surpreso. 

Quando cheguei aqui no Japão , vim com o minimo necessário e fui comprando aos poucos algumas peças de inverno básicas. Sim, eu disse básicas. Uma jaqueta de nylon curta, duas  jaquetas de nylon mais longas e uma calça jeans. Sim, eu só tenho uma calça jeans que me serve ainda. 

Para disfarçar a pouca variedade de artigos no meu "closed" , eu sempre recorro aos acessórios. Chapéus, boinas, echarpes, colares , brincos  e chales de todas as cores . Todas as vezes que eu saio com as amigas , parece que estou com uma roupa nova , mas são apenas os acessórios que eu troco frequentemente, o básico é sempre o mesmo. 

Quando eu estive trabalhando no Brasil com moda, as pessoas sempre me diziam que eu era muito elegante. Mal sabiam elas, que as peças básicas que eu usava eram restos de liquidações do Japão e algumas blusinhas compradas nas lojas Marisa. Aliás, eu não saia das lojas Marisa. Fuçava tudo até encontrar uma peça básica e barata que vai com tudo. Os meus acessórios eram das lojinhas de 1,99  que eu fuçava também, até encontrar algo básico e bonito. Tem muita coisa brega nessas lojinhas. Um perigo!

O importante é ter sempre peças básicas , para quem não quer gastar muito e estar sempre elegante.  Outro detalhe é o cabelo. Se ele não estiver bem escovado é melhor prende-lo. O desleixo com o cabelo demonstra relaxo e não há roupa de marca que disfarce isto. 

Falando em roupas de marca. Eu não tenho nenhuma, nem sinto falta, mas alguns acessórios creio que sejam indispensáveis. Até mesmo pela sua qualidade e durabilidade. Meus óculos de grau são da Dolce &Gabana e um dos meus óculos de sol são da Ray-Ban . Trabalhei muito para paga-los , mas valeu a pena. Principalmente o Ray-Ban, ele é super resistente a quedas. Já deixei cair no chão umas quinhentas vezes e ainda não tem nenhum risco nas lentes. Esta foi sem dúvida uma boa aquisição. 

A maquiagem é outro detalhe importantissimo quando o assunto é elegância. Maquiagem pesada só se você for personagem de algum filme de terror. Após uma certa idade, a maquiagem pesada envelhece mais ainda . Para as jovens, dá um ar de vulgaridade. Maquiagem corretiva com destaque nos olhos ( sem carregar) é a melhor opção para parecer sempre saudável. Eu não saio de casa sem passar máscara para os cílios. 

Outro detalhe importantíssimo é saber caminhar com elegância. De nada vale usar roupas e acessórios caríssimos se você caminha como quem anda de chinelos havaianas. Para equilibrar a postura e caminhar com elegância é preciso caminhar como se estivesse sendo puxado para cima por um fio invisível. Alguns saltos médios ajudam muito a ajustar a postura. 

Eu quero morrer com a maneira que muitas japonesas e japoneses caminham aqui no Japão. Um horror!! Eles não possuem boa postura ao caminhar por que arrastam os seus pés ao invés de caminhar corretamente. um horror!

Enfim, para ser elegante, independente da marca de suas roupas ou do quanto você possui na sua conta bancária, o importante é ter bons modos , bom senso , bom gosto e muita criatividade. Elegância é questão de personalidade e originalidade. Claro que ter dinheiro ajuda bastante, mas muita gente tem muito dinheiro e ainda assim não consegue ser elegante. No máximo é um snob. 

Ser elegante é usar uma calça jeans e camiseta ( o famoso fubà) e ainda assim parecer elegante aos olhos dos outros. 



Nenhum comentário: