sábado, 21 de dezembro de 2013

Vida de Madame não é fàcil



A programação da tv japonesa é muito repetitiva e chatinha ( a Rede Globo também) , mas tem alguns programas de tv que eu adooooro. 

Frequentemente passam programas de tv do tipo documentário, contando a vida de alguns japoneses que trocaram a terrinha do treme-treme por outros ares . 

Este tipo de programa é bem interessante por que tem japonês vivendo até na Africa do Sul , e no documentário que dura em média 1 hora ou mais , apresentam toda a cidade , a cultura , e o dia-a-dia destes corajosos japoneses que decidiram ir viver em outros paìses . Muitas vezes sem nem mesmo falar a lìngua local. 

Ontem a noite o documentário foi sobre : esposas japonesas no exterior. Duas japonesas que se casaram com europeus e foram viver na Europa. Uma delas é a esposa de Mika Salo, aquele ex-piloto  de Formula 1, e vive na Finlândia, a outra é casada com um francês endinheirado e vive perto da Champs Èlyseè em Paris. 

Apesar de serem esposas de homens ricos e viverem em grandes mansões, a vida delas é dura demais. São verdadeiras donas de casa de luxo. 

A esposa do Mika Salo acorda cedo para cumprir todos os afazeres de casa , eles tem dois filhos pré-adolescentes, e vivem em uma casa fantástica, com piscina coberta e sauna. A reportagem acompanhou um dia na vida da esposa de Mika. Ela indo ao supermercado . Pasmem! Ela vai ao supermercado de mala de viagem. 

A Finlândia tem o custo de vida muito alto e muitos finlandeses atravessam o mar para ir fazer compras na Estônia . A diferença de preço é muito grande , cerca de 40% a menos dos valores aplicados na Finlândia. Europeu parece pão duro, mas não é. Usam o dinheiro , mesmo que tenham muito, com muita consciência. 

A esposa de Mika Salo foi as compras para preparar um jantar para os amigos do marido. A mesa estava super bem posta na varanda da casa, o jantar começou cedo lá pelas 19:00 h e sò foi terminar lá pelas 23:00h . Mas você pensa que os convidados vão embora? Que nada! Depois de comer e beber muito ( finlandês bebe o dia inteiro) todos os convidados homens foram para o andar de baixo para a sauna. E tudo isso preparado pela esposa. 

Europeu é engraçado, eles adoram uma sauna e nem ligam se tem gente olhando. Mika Salo saiu peladão até a sauna e os seus amigos também. Apòs a sauna com certeza eles foram para a piscina, mas como a noite do verão finlandês não termina nunca ( escurece lá pela 1:00 am) , a reportagem japonesa não os acompanhou. Terminaram a matéria com a japonesa desmaiando de cansada no seu quarto.

A outra japonesa que vive em Paris, tem uma verdadeira vida de Madame, mas o seu marido francês é um poço de frescura e exigência ao se vestir. Segundo ele, é a coisa mais óbvia um parisiense perder mil horas de frente para o espelho escolhendo o "modelito" do dia. O chapéu deve combinar com o sapato , a meia , e o suspensório. A gola da camisa deve estar impecavelmente passada e engomada. E quem passa as roupas da casa é a esposa, mas como ela não consegue deixar a gola da camisa do jeito que ele gosta, decidiram contratar uma profissional "passadeira" . Assim eles devem evitar brigas por que o marido francês da japonesa é chato pra dedéu. 

Outro costume dos parisienses é mandar fazer roupas sob medida. E lá foram eles a um alfaiate encomendar uma calça nova para o marido francês enjoadíssimo que media ele mesmo o tecido centímetro por centímetro. Uma hora e meia para encomendar uma simples calça por causa das exigências milimétricas do marido francês. Ufff, até eu fiquei nervosa, assistindo a isto. 

Coitada da japa, ela parecia ser uma mulher muito simples e descomplicada, ao contrário do marido. Com certeza ele deve fiscalizar as roupas que ela usa também. Afff! Será que essa japa é feliz? Ela chorou tanto quando o marido francês a elogiou perante as câmeras. Não era um choro de felicidade por ter sido elogiada pelo marido, era um choro de quem se sacrifica e espera um elogio e sò ouve críticas. Sei lá! foi a impressão que me passou. A mulher do Mika Salo me pareceu  mais feliz apesar de ter uma vida doméstica super atarefada. 

Aliás, na Europa, eles não tem o hábito de contratar domésticas mesmo sendo ricos. Se a esposa está em casa é ela quem vai lavar, passar , cozinhar ,organizar o closed do marido e preparar altos jantares para os amigos do marido. 

Ainda quer levar vida de madame na europa?

Nenhum comentário: