segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Amigos



Sempre tive pouquissimos amigos. Sei lá, ter muitos amigos dá muito trabalho. 
Destes poucos amigos , sempre recebi muito carinho. Nunca precisei busca-los, nem fazer grandes esforços para aceita-los assim como o são. 

Destes poucos amigos, recebi elogios, críticas, puxões de orelha,conselhos (conselho de amigo não se compra) , presentes, abraços e tanta compreensão.

Nas minhas idas e vindas de um lado ao outro do planeta , aprendi muito sobre a verdadeira amizade. Alguns me decepcionaram profundamente, outros me impressionaram por tamanho altruísmo. 

Aprendi que não precisamos ter amigos em quantidade. Precisamos de muitos bons contatos e poucos amigos verdadeiros. Creio que seja mais fácil administra-los, compreende-los e percebe-los. 

Não me iludo mais. Não espero de meus amigos aquilo que eu nunca pude oferecer. Amizade é troca.  Algumas vezes recebí mais do que merecia receber, em outras esperei receber o que eu não merecia. 

Afeto, talvez esta seja a palavra adequada para definir "hoje" o meu conceito de amizade. Se não existe afetuosidade o resto não tem muito valor . Pelo menos para mim é assim, não só nas amizades como em outros relacionamentos pessoais. Toda profundidade das emoções que vivemos nos nossos relacionamentos vem dele, do afeto. 

Não é preciso estar fisicamente próximo, podemos estar muito distantes, sumir durante anos. Se ela, a amizade , é verdadeiramente afetuosa, nem o tempo e nem a distância conseguirão apaga-las de nossa mente. 

E no fundo aquilo que realmente tem valor nesta vida, são aquelas pessoas que levamos no coração. Por onde quer que se vá... 

Nenhum comentário: