domingo, 19 de janeiro de 2014

Quem são os brasileiros?


Quando me perguntam ( aqui no Japão) , como são os brasileiros , tanto no aspecto físico como no cultural, eu sinceramente não sei definir em poucas palavras. A miscigenação è tanta que fica difícil pintar um quadro do brasileiro. 

Quando nos referimos a outros países latinos, como por exemplo a Argentina, logo vem em mente a ascendência  européia e a mania que eles , os argentinos tem , de se acharem os europeus da América Latina. Já estive em algumas cidades da Argentina e a primeira impressão que tive é de estar no Paraguay durante o dia e a noite em alguma cidadezinha européia. Não sei dizer de onde saiu tanta gente com cara de europeu. 

O Perú é outro país que se destaca pela sua herança inca. Alguns peruanos tem realmente traços indígenas da região, outros de espanhois, ou uma mescla das duas raças. 

E os brasileiros? Eles descendem de quem e de cultura?

Bem, eu sou descendente de japoneses , nascida e criada na cidade de São Paulo e não posso falar pelo resto do Brasil. A minha ascendência è pura de orientais , o meu sobrenome já de imediato revela  a minha origem. Não tenho dúvidas quanto a minha ascendência , apesar de não saber muito bem de que cultura antiga o Japão descende: Mongois ou siberianos. 

Precisei conhecer algumas pessoas de origem cazaquistã para entender que não são apenas os japoneses, chineses e coreanos que possuem traços orientais. Que ignorância , não é mesmo?

Ignorância maior ainda foi o que eu ouvi de algumas pessoas quando retornei ao Brasil, após 7 anos de vivência no Japão. Algumas pessoas me perguntavam como é que eu tinha aprendido tão rápido o português em menos de um ano de regresso ao Brasil ( sem sotaque japonês).  Confesso que fiquei com um ponto de interrogação bem grande estampado no rosto e demorei alguns segundos para responder tamanha ignorância. 

Pior foi quando perguntei a um colega de trabalho ( brasileiro) qual a sua origem europèia por que ele possuia olhos azuis e traços bem europeus. Fiquei outra vez com um ponto de interrogação estampado no rosto quando ele me respondeu que era "brasileiro puro"e toda a sua familia também de origem " mineira".

 Naquele momento pensei que talvez ele estivesse " tirando uma onda" da minha cara, mas ele falava sério. Tive que insistir e perguntar o por quê do seu sobrenome " aparentemente ". de origem portuguesa. Ahhh! aí o cérebro do rapaz funcionou e ele se lembrou que a sua avó era neta de franceses e o seu pai neto de portugueses. Mas o resto era tudo brasileiro "puro".

 Tudo indios da Amazônia, será? Deixei quieto! 

Enfim, a grande maioria dos brasileiros nem sabe direito de onde veio. Mas será que isto tem muita importância? 

Não, não tem, quando vivemos em um país tão miscigenado quanto o Brasil. Para os brasileiros ( independendente de suas origens), imigrante é apenas aquela raça que tem traços orientais ou culturas bem definidas, a exemplo dos libaneses ( muçulmanos) , que mesmo em terras tupiniquins ainda seguem costumes originários de seu país de origem. Nem o próprio negro descendente de africanos leva em consideração a sua ascendēncia africana. São todos brasileiros "puros". Talvez de origem mineira também, por que agora mineiro virou raça pura. 

Em contra-partida, quando vivemos fora do Brasil esta consciência das nossas origens vem a tona. Somos questionados o tempo todo sobre a cultura e as origens do Brasil. 

Eu, para não criar mais controvérsias quanto  a cultura brasileira e a aparência física dos brasileiros em geral já vou respondendo que brasileiro legítimo mesmo são apenas os índios. 

Mas índios brasileiros jogam futebol e sabem sambar? 

Ahh, deixa pra lá! 

Nenhum comentário: