sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Tentando ser amiga

       
   

Eu juro que tentei, mas é praticamente impossível ser amiga intima de uma japonesa legítima . Não consegui ainda identificar qual seja a minha real dificuldade, mas é praticamente impossível conseguir maior intimidade com elas, ou com eles .

Quando vivemos em um país como o Japão, é imprescindível ter alguns poucos amigos japoneses legítimos. Tudo se torna mais fácil, sem dùvida alguma , de alguma forma , na simples convivência eles nos fazem entender melhor como funciona a mentalidade local , os serviços e costumes. São realmente ùteis , e alguns são realmente pessoas de bem, outros, nem tanto.

A maior dificuldade em ser íntimo de um japonês , é que eles não gostam de intimidade. Não são abertos como os ocidentais e muitas vezes mascaram a sua própria imagem. Se um japonês ou japonesa , a primeira vista, parece ser " bonzinho" demais, pode ser que ele ou ela escondam alguma mania estranha, ou algum tipo de depressão. Claro que nem todos são assim, mas posso afirmar que a grande maioria de japoneses nativos que conheci nestes ultimos anos são assim mesmo. 

O fato é que a cultura japonesa é de nunca demonstrar os seus verdadeiros sentimentos em público. Conhece-se bem um japonês apenas quando se convive com ele , entre duas paredes, e mesmo assim é difícil de entender em qual linha de raciocínio eles seguem. 

Uma caracteristica muito peculiar nas escolas japonesas é o tal do " ijime" ou bulling . Dizem por aqui que o ijime serve para desafiar as pessoas que são fracas para serem mais fortes, mas no meu conceito isto é pura maldade mesmo. Ninguém precisa de um FPD nos provocando o tempo todo para renascermos melhor. 

Na realidade, assim como os japoneses mascaram tudo, esta é mais uma forma mascarada de punir a alguém pelo simples fato de ser diferente em relaçào à maioria. 

Quase todo mundo aqui no Japão já participou de algum fato relacionado a bulling, ou sofreu , ou foi o causador. 

Com tamanha maldade mascarada e uma cultura pra lá de estreita, fica difícil conhecer a fundo algum japonês, ou até mesmo fazer uma " verdadeira " amizade". Fica sempre faltando aquele pequeno detalhe entre bons amigos: o afeto . Por vezes pode até existir, o tal do afeto, mas é um afeto diferente . Ah! Não sei explicar. 

Mas quem é que consegue ser intimo de alguém que te cumprimenta  à distância como na foto acima?

Enfim, eu tentei e continuo tentando...

Nenhum comentário: