quarta-feira, 4 de maio de 2016

Dom e percepção



Eu acredito que toda pessoa que tem um "dom" , seja o de compor músicas, poesias , cantar com a alma , ou qualquer outro "dom" artistico tem um pacto com Deus. Quando eu me refiro a Deus , não estou falando de um Deus específico de alguma religião, eu me refiro ao "todo" , ao Universo e a sua grandeza imensurável. 

Todo artista, mesmo aqueles que não se consideram artistas porque não possuem um titulo ou diploma, são artistas . São pessoas que possuem além do "dom" , que é esta facilidade de criar e de enxergar o mundo sob um outro ângulo, são na realidade pessoas muito sensíveis e na maioria das vezes invisíveis . Não que se escondam do mundo, mas é preciso compreender que pessoas que possuem tal sensibilidade canalizam suas mais profundas emoçōes em suas obras. 

Pode ser um poema que ninguem leu, um desenho que ficou esquecido em algum lugar, uma letra  de musica que ficou sem melodia, ou uma obra que fez muito sucesso e se tornou conhecida . Não importa o sucesso e a aceitação, a mensagem será sempre a mesma. Vem da alma.

Mas porquê estou escrevendo sobre isto? Sei lá! 

Às vezes fico pensando o quanto devo ser uma pessoa dificil de se fazer entender. Tenho preferências que são eternas, ao mesmo tempo vontades e motivações passageiras. Deve ser normal.

Mas o que desencadeou esta minha reflexão sobre a vida e os "dons" do ser humano?

Estava assistindo a um video sobre um mito dos anos 80, Renato Russo. Em um dos videos a sua maē , Dona Carminha Manfredini , declarou que só entendeu o verdadeiro conteùdo de suas canções depois que Renato faleceu. De certa forma , as palavras desta maē me tocaram. 

Como a maē de um mito como Renato Russo , que despejava em suas canções tudo aquilo que ele sentia , poderia não ter interpretado a letra de suas mùsicas , retiradas do mais profundo de sua alma enquanto ele ainda  era vivo?

Talvez o sucesso de seu filho a tenha cegado, ou ela ainda o via apenas como o "junior" , aquele menino brincalhão e respeitoso com os pais. Tudo estava bem, o "junior" continuava respeitando os pais e ainda por cima fazendo muito sucesso com aquelas musicas com um conteudo inigmático, do tipo : "lá em casa tem um poço, mas a àgua é muito limpa" , se referindo ao pai. 

Fiquei refletindo sobre as tantas mentiras que vivemos ao longo da vida. Às vezes mentimos para nós mesmos, e a ùnica verdade é aquela que se expressa em um rabisco. 

Trazendo esta percepção para a minha vida , fiquei pensando o quanto somos ou devemos ser banais para nos relacionarmos com as pessoas. Um bom exemplo são as redes sociais. Bom, pelo menos os meus contatos só curtem fotos, eles adoram curtir fotos , e quase ninguém sabe que eu possuo um blog , ou sabem mas nem se interessam porque a leitura é chata , escrevo muito sobre as minhas percepções e pouco sobre o mundo exterior. Interiorizar parece ser um tabu na cultura brasileira. 

Ao mesmo tempo, quem curte se interiorizar não curte estar em evidência declarada. Então, vamos deixar as coisas como estão. 

Continuo com os meus rabiscos. Namaste!




Nenhum comentário: