segunda-feira, 9 de maio de 2016

Os ilhados



Na era do conhecimento , vivendo em um país totalmente informatizado e industrializado como o Japão, a terceira potência mundial , e ainda tem gente que parece viver em uma ilha. 

Fico profundamente irritada com os meus amigos japoneses quando percebo que apesar de terem acesso a tanta tecnologia e acesso fácil a internet , alguns japoneses não passam de meros alienados. 

Jà escrevi em algum post sobre o engenheiro que trabalhava comigo , ele era um rapaz muito inteligente do departamento de desenvolvimento (kaihatsu) que fez grandes inovaçōes no setor onde eu trabalhava, melhorando a comunicação entre os setores. 

Eu o admirava muito, até um certo dia em que ele me perguntou se eu era portuguesa ou brasileira. Se a lingua que eu falo fosse a questão, eu poderia ser chinesa de Macau ou angolana . Fiquei decepcionada. Então, ele trabalha em meio a tantos estrangeiros (na maioria descendentes) e não sabe de onde esse povo vem?

Um outro colega japonês que trabalhou comigo por longos dois anos também se surpreendeu ao saber que eu era brasileira . Ele imaginava que eu fosse filipina ou peruana pelo meu sotaque. Que sotaque? Filipino ou castelhano? Sabe de nada!

Nesta semana inicia a Oktoberfest em Shizuoka e decidi convidar uma amiga japonesa para irmos juntas. Ela adora sair e participar de vários eventos da comunidade brasileira, além de ser viciada em facebook e ter mais amigos brasileiros do que eu. 

Talvez ela não soubesse o que é a Oktoberfest ,então enviei para ela um link em japonês do evento e um video da Oktoberfest de Munique. Só para ilustrar. 

No site em japonês estava toda a explicação sobre o evento que será realizado em Shizuoka. Não sei se ela leu, e nem sei o que estava escrito, mas creio que só de olhar as fotos dá para entender que é uma festa de origem alemã , promovida por produtores de cerveja alemã.

Apesar de toda a informação que enviei para ela , a minha amiga confundiu o evento com um Festival de beijos  porque no video que enviei para ela haviam muitos jovens alemães que se beijavam. Oh!modeusssss! Porquê fui mandar o video de Munique para ela com toda aquela gente alegre ,bebada e beijoqueira ?

Precisei esclarecer a ela que a Festa é da Cerveja alemã e o comportamento das pessoas em festas assim , depende muito da cultura local. No japão por exemplo, seria muito dificil ver tanta gente se beijando porque culturalmente o Japão não é um país onde as pessoas se expressam desta forma. Oh, modeussss! Dai- me paciência. Agora ela vai pensar que alemães são beijoqueiros!

Obviamente que nem todos os japoneses são assim tão mentalmente ilhados como os meus amigos, mas a grande maioria que vive em cidades pequenas do interior (inaka) são assim mesmo. 

Fico pensando se esta não seria uma característica peculiar de pessoas que vivem em arquipélagos, afinal, uma boa parte dos brasileiros que vivem aqui no Japão também vivem meio alienados dentro de comunidades brasileiras e não se relacionam com os japoneses. 

No Brasil também percebi uma certa alienação quando eu dizia que vivia no Japão. Algumas pessoas me perguntavam onde eu havia aprendido a falar tão bem em português e sem sotaque. 

Jesuisssss! Dai-me paciência! Com esta gente ( brasileiros ou japoneses) que vive ilhada!

Nenhum comentário: