sexta-feira, 27 de maio de 2016

Metamorfose e juventude


             A juventude eterna não está no fisico, está na mente de cada um. 

Já repararam que algumas poucas pessoas envelhecem cronologicamente e continuam com uma aura jovial, enquanto outras simplesmente se resignam a envelhecer a cada aniversário?

Alterações hormonais vão aos poucos nos moldando à realidade. Uma ruga aqui, uma barriguinha alí , e cada vez vai ficando mais dificil manter a forma fisica e o viso no rosto. De fato, o tempo é inexorável, não hà como combate-lo . É um processo  natural da vida. 

Apesar de tais processos naturais e sociais ( algumas portas também vão se fechando) , envelhecer mentalmente é opção de cada um. Entregar-se a uma vida sedentária, perder o gosto e o interesse por coisas novas e resignar-se a aquele estilo de vida padronizado é o que antecipa o processo de envelhecimento mental, e por consequência , isto reflete-se também no fisico, envelhecendo a nossa aparência fisica. 

Tenho notado em mim uma certa dificuldade em lidar com pessoas da minha faixa etária aqui em terras nipônicas. Elas estão envelhecendo rápido demais , e isto me assusta!

Não é que eu seja um exemplar ùnico de juventude , afinal , já vivi quase meio século nesta vida e o tempo vai aos poucos mostrando os seus sinais. Uma dorzinha aqui, uma barriguinha ali, uma ruguinha a mais , e assim segue o processo natural da vida. 

A diferença que noto entre mim e aos outros , é que eu não quero deixar de viver o novo. È como se eu precisasse frequentemente viver algo novo, aprender algo mais. Mesmo que seja apenas um novo hobby ,  alguma técnica ou filosofia de vida. Tudo que é novo e inusitado me interessa demais. 

A vida tem tanto a nos oferecer em termos de conhecimento . Vivemos a era do conhecimento, onde tudo está alí, exposto em uma bandeja de opções. Só não  as absorve quem não quer. E mesmo com todas estas facilidades da era em que vivemos, algumas pessoas ainda insistem em viver resignados a aquela velha cartilha da vida, com suas convicções ultrapassadas que já não servem mais para a época em que  vivemos. Pobres "velhinhos" da nova era!

O segredo para nos mantermos sempre com esta aura de juventude é continuar recebendo o novo , desapegando-se do velho e enfrentar os  novos desafios como se fossem um bálsamo dos deuses.

 E não adianta querer sugar a juventude alheia, arrumando um namorado ou namorada mais jovem. Nem começar a usar mini-saia e frequentar as baladas da moda. 

A jovialidade de cada um está na nossa mente, na nossa postura em relação a vida. E principalmente  na capacidade de não perder a curiosidade . Afinal, a vida se renova a cada momento, e seria preciso viver mais que uma encarnação para poder absorver tudo aquilo que ela nos oferece. 

Namastê!

Nenhum comentário: