domingo, 4 de setembro de 2016

Envelhecer ou amadurecer


Hoje me deu vontade de refletir sobre pessoas comuns e a passagem do tempo. Ou seja, a minha visão sobre amadurecimento. 

Quando falamos em amadurecer uma fruta , é imprescindivel acrescentar a este processo o seu tempo de maturação , não é mesmo? Cada fruta tem o seu tempo, porém existe um processo natural que deve ser respeitado. 

Pois é, mas quando se trata de amadurecimento da mentalidade do ser humano, este tem vários processos que não seguem uma regra ùnica . Por vezes , este processo não acontece nunca. 

Hà aqueles que se apegam a modelos sociais e vão envelhecendo conforme a idade. Eu disse "envelhecendo" , o que é diferente de maturação. Tambem existem aqueles que não se apegam a padrões sociais e continuam verdes por toda a vida. Dá pra colher uma fruta verde? Não dá né!

Existe uma forma popular de amadurecer frutas ( idéia de nossas avós) que é abafando-as em papel pardo , ou jornal. Este processo parece amadurecer algumas frutas em até 3 dias. E dá pra fazer o mesmo processo com uma pessoa que ainda está verde apesar da passagem do tempo? Não dá pra envolve-la em um papel pardo e esperar que ela amadureça naturalmente né. 

Para nós seres pensantes de carne e osso, este processo é bem particular e individual, depende muito da vivência , e principalmente da inteligência de cada um. Se a pessoa ignora as suas reais necessidades em seu particular processo de maturação mental , ela tanto pode "envelhecer" e literalmente cair podre do galho de uma árvore, como também pode manter-se verde por  demasiado tempo e se tornar em uma fruta inconsumível. As duas frutas, tanto a podre quanto a verde são inconsumíveis. Né ,não?

Chegar ao cume de seus 50 anos de idade e deixar-se envelhecer mentalmente e fisicamente pela pressão da sociedade ou por pura falta de amor próprio é algo que vejo acontecer frequentemente com pessoas nesta fase tão critica. O processo é critico e letal. Em poucos anos , começam a perder os sonhos, o gosto pela aventura, o prazer de acordar as 5:00 da manhã para simplesmente apreciar o nascer do sol. Perdem-se interesses , e aquela curiosidade que antes era excitante fica esquecida em algum velho baú cheio de poeira e teias de aranha. 

O inverso deste processo de envelhecimento também é verdadeiro. São aquelas pessoas que não crescem nunca, as tais vitimas das circunstâncias ou simplesmente acomodadas mentalmente e que não querem em absoluto amadurecer porque amadurecimento tem muita relação com compromissos e responsabilidades individuais. 

Amadurecer de forma saudável e equilibrada tem  muito mais sentido quando o processo é mental e não físico, ou cronológico. É assim que deveria ser sempre o processo de maturação humana, de dentro para fora. Tudo aquilo que a mente cria o corpo absorve e transmuta para o ambiente que vivemos. 

Ser velho demais ou ser infantil demais tem muita relação com a nossa capacidade mental de entender tais processos. 


E como dizia o grande poeta ( para mim um filósofo) Mario Quintana: 
" Não faças da tua vida um rascunho.
Poderás não ter tempo de passá-la a limpo." 

E isto serve para os que envelhecem rápido demais , e para aqueles que demoram demais a maturar em seus processos. 


Nenhum comentário: