domingo, 17 de dezembro de 2017

Pontualidade e disciplina



Quem já não ouviu falar da famosa pontualidade dos ingleses? Talvez esta fama se disseminou em razão do Big Ben de Londres , aquele  relógio famosissimo que fica no alto de uma torre do parlamento inglês. Pois bem, a fama pode ser dos ingleses , mas muitos países na europa tambèm são famosos pela sua pontualidade. Agendar compromissos em alguns países é literalmente escrever em uma agenda pessoal o dia e o horário do compromisso, mesmo que seja para um chazinho à tarde.

Como eu convivi com alguns suiços , eu só posso afirmar esta veracidade em relação aos suiços, mas já ouvi relatos de pessoas que viveram em outros países que afirmam que os europeus são muito pontuais .

Se você marcou um jantar as 19:00 hs , é exatamente nesta hora que os seus convidados devem se apresentar. Se você não pode ir ao compromisso, deve impreterivelmente avisar o seu anfitrião com muita antecedência. Mas de uma coisa você pode ter certeza, ele vai achar ruim do mesmo jeito.

Os ônibus e trens são pontualissimos e chegam na hora exata, nem antes e nem depois. Toda esta pontualidade faz com que as pessoas se tornem disciplinadas com os seus compromissos, e por consequência o país como um todo se torna naturalmente organizado.

Aqui em terras nipônicas ocorre o mesmo, a pontualidade dos transportes públicos se reflete na pontualidade japonesa e na preocupação de não causar incomodo ou inconvenientes para as pessoas. Marcou um compromisso com um japonês as 12:00 hs? É exatamente neste horário que ele estará no local, e se por acaso se atrasar por alguma razão, ele vai te comunicar do atraso pedindo mil desculpas pelo inconveniente.

Apesar da importancia da pontualidade aqui em terras nipônicas, eu percebi que os japoneses são mais flexiveis do que os europeus. Os japoneses se preocupam em não causar inconveniencia , já os europeus se enfurecem com atrasos alheios. É um pouco diferente a razão da pontualidade.

Acostumada com esta rotina de ter que ser pontual ( antigamente eu não era) , eu me enfureço todas as vezes que uma amiga de origem latina ( brasileiras e peruanas) marca um compromisso comigo e simplesmente não aparece e nem dá a minima satisfação. Ou simplesmente aparece  no dia seguinte sem nem ser esperada. Aliás, outro detalhe dos europeus : se você aparecer na casa de alguém sem aviso previo dificilmente a pessoa irá te receber em casa. A conversa muitas vezes morre na porta de entrada.

Na minha concepção, a pontualidade de uma nação tem muita relação com a ordem de um país como um todo. Seria o ponto inicial do senso de civismo e disciplina de toda uma população, e a consequência de tanta ordem seria o progresso . Como progressar na bagunça e na falta de pontualidade?

Quem sabe se mudassem os dizeres da nossa bandeira brasileira para "Pontualidade e Disciplina" , os efeitos  seriam diferentes e mais fáceis de serem assimilados?



Nenhum comentário: