domingo, 7 de abril de 2019

Fujin o deus dos ventos


               Imagem do blog http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2012/12/fujin-raijin.html

Quando eu era criança ( faz muiito tempo atras) , meu pai lia para nós um livro japones sobre a rivalidade do deus do Sol e do deus dos ventos. Na época eu não conseguia entender tal rivalidade. Conta a lenda que o deus dos ventos e o deus do Sol fizeram uma aposta para ver quem conseguia despir mais rapidamente um camponês .

Não me lembro qual foi o fim da estória , mas vivendo aqui no Japão eu acredito que quem venceu a batalha foi o deus do vento , o tal de Fujin, representado por um ser musculoso que porta um saco cheio de vento.

Todas as vezes que preciso sair ( de bicicleta) , a minha preocupação é com os ventos . Não dá para pedalar contra o vento. Ele é invencível. Hoje mesmo sai de casa com o intuito de ir ao correio . Na metade do caminho desisti porque além do vento empurrar a minha bicicleta para trás , ele queria tirar o meu chapéu. Sem contar as outras ocorrencias do tipo, sacola de supermercado e contas a pagar que estavam presas no cesto da bicicleta que simplesmente sairam voando no meio da rua com os carros passando. Imagina o perigo!

No verão japonês o Sol castiga, a umidade é alta e quase não consigo estar na rua por muito tempo sem passar mal , mas nunca que o Sol me obrigou a despir -me de alguma peça de roupa ou do meu chapéu .

Resumindo, Fujin o deus dos ventos é aquilo que no japão chamam de (ijiwaru) , ou temperamental, maldoso, etc. Quanto ao Sol do verão japonês , ele é apenas intenso e nem da para culpabiliza-lo pela umidade do clima. É culpa de Fujin ( o deus dos ventos) que simplesmente se recusa a levar para longe a onda de calor umido do verão japones.


Nenhum comentário: