terça-feira, 9 de abril de 2019

O poder do "OM"



Om ou Aum é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman. O Om é o som do universo e a semente que "fecunda" os outros mantras. Wikipédia

Ultimamente tenho sentido uma angústia constante que não sei definir bem o que seria. Provavelmente é a rotina de vida aqui em terras nipônicas e a convivencia com os colegas de trabalho japoneses. Os japoneses são muito de boa para conviver em ambientes de trabalho e até te- los como colegas para alguns momentos de lazer , mas a grande maioria é muito reprimida e as relações não rolam com muita espontaneidade. Os japoneses nunca dizem o que deve ser dito , sempre deixam pairando no ar aquela duvida que você mesmo deve sanar. É o país do "tabun" ( do talvez) , eles nunca irão afirmar nada para voce porque quem tem que decidir se uma questão é certa ou não, é voce mesmo.

Tem também o fato do uso constante em ambientes de trabalho e vizinhança , do tal do "tatemae" , que é ter sempre uma postura condinzente em cada situação. Fica dificil saber se voce  está agradando ou não. Ou se o japones é simpatico mesmo ou é falso . Normalmente no ambiente de trabalho japones existe muita falsidade sim, e esta falsidade misturada ao "tatemae" faz do ambiente de trabalho uma batalha de ações e pensamentos ocultos que divergem e muito com o real ambiente de trabalho.

Está explicada a minha angústia .

Para aliviar este tipo de sentimento eu costumo fazer uso do yoga. Nem que seja apenas para ouvir mantras hindus logo pela manhã. Ajuda bastante a equilibrar os nossos maus pensamentos.

Ontem durante o trabalho , tive a ideia de começar a cantar um mantra , o "OM " , para diminuir a sensação de ambiente conflitivo e desarmonioso. Ninguem me ouviu cantando, mas só o fato de começar a cantar o mantra por uns cinco minutos eu já senti o ambiente bem mais leve. Ou talvez, eu tenha ficado mais leve e tenha me desconectado do ambiente.

A minha pratica de yoga não é muito frequente e nem tão pouco sou um ser iluminado e conhecedora da sabedoria universal, mas a pratica ( mesmo não sendo frequente) tem me ajudado muito a equilibrar as minhas energias . Talvez , eu ainda nem tenha me dado conta do quanto esta pratica tenha mudado as minhas reações impulsivas.

Doses homeopáticas que fazem toda a diferença.

Namastê!

Nenhum comentário: