sábado, 17 de outubro de 2009

Do calor do Vesúvio ao frio dos alpes

Quando eu começei a escrever o meu blog eu falava sobre viagens e intercâmbio cultural em um contexto mais experimental de conhecer e provar novas culturas com o intuito de abrir a minha mente para o novo.Abriu tanto que agora acho que estou precisando fechar para balanço...
Após alguns intercâmbios desastrosos com 2 napoletanos , 1 veneziano e 1 suiço , nem sei dizer o que eles acrescentaram para a minha vida de forma prática,mas sempre com a certeza de que todas as pessoas que passam pelas nossas vidas ,mesmo que seja de forma veloz, sempre nos deixam algo.Aprendi muito sobre mim mesma com a passionalidade e a simplicidade napolitana.Descobri que sou um pouco como a eles e talvez por essa razão a minha empatia com eles tivesse sido tao calorosa ...mas já passou...desta fase de identificação mútua e intercâmbio calorosissimo restou apenas a descoberta da minha própria passionalidade nos relacionamentos e a compreensão do termo "sangue caldo",ou seja, nervos a flôr da pele.
Como se já não me bastasse "intercambiar" calorosamente com essa raça "caliente",lá fui eu incuriosar os suiços...
As minhas viagens não tem e nunca terão um interesse apenas turístico de conhecer paisagens e culturas diferenciadas com a visão de um espectador que apenas observa e aplaude sentado.Eu preciso interagir "literalmente".Mas não é que desta vez eu me ferrei em querer interagir com essa raça fria dos alpes?
Todos dizem que o povo suiço é frio, em parte é verdade, mas eu diria que eles são educados e civilizados.Claro que se formos fazer uma comparação entre brasileiros , italianos e suiços, a diferença seria gritante e chegariamos a conclusão de que os suiços são pequenas pontas de "icebergs " ambulantes e as suas cidades e paisagens belissimas escondem um grande cemitério humano onde não se ouvem vozes, apenas o silêncio.
Relacionar-se com suiços não é difícil, o povo é muito educado e quase formal , os sorrisos são discretos e pouco expressivos , mas na medida certa de não serem tão invasivos como o são os italianos .
Do calor escaldante do Vesúvio napoletano ao frio congelante dos alpes suiços, eu ainda prefiro a leveza concreta da minha São Paulo...nem tanto ao mar e nem tanto a terra.
Ultimamente ando curiosa por saber se alemão é assim tão frio como dizem, e que o austríaco é um alemão disfarçado...isso eu vou deixar pro proximo intercâmbio...

Nenhum comentário: