domingo, 21 de dezembro de 2014

A vida em uma ilha


Recém chegada a Okinawa , hà menos de uma semana e já parece que estou aqui hà meses. Ainda não tive tempo para sair e conhecer a região. Na verdade , creio que não hã muito para se ver a não ser o mar esmeralda . Muito lindo! É a primeira vez que vejo um mar tão bonito. 

A ilha é quase deserta, o número de habitantes não passa de 2.000 , e a região mais parece uma cidadezinha super hiper interiorana. A verdadeira atração da ilha é mesmo a natureza .

Outro detalhe interessante é a forma como esta gente de Okinawa se difere de todo o Japão. A cultura é diferente , as construções ( casas e prédios) são diferentes de todo o Japão. Quase tudo de concreto para suportar os frequentes tufões no verão, ou porque realmente é uma àrea que não se modernizou tanto quanto o resto do Japão. Para dizer a verdade, a impressão que tenho é a de que os habitantes das ilhas de Okinawa nem fazem questão de muita modernização. 

Visualmente, muitos okinawanos são diferentes dos japoneses . Algumas okinawanas que vi no aeroporto de Naha tinham feições de mestiças, os homens nem tanto.

Ainda não tenho muita idéia de como são os okinawanos. Teria que dar um giro por outras ilhas ou até mesmo em Naha para poder dizer com certeza, mas a princípio , me pareceram ser bem gentis . Como todo o povo japonês, eles são super tímidos e silenciosos . Não sei se existe diferença entre uma ilha e outra, ainda não deu para perceber . A ùnica coisa marcante por estes lados é que todo mundo se cumprimenta nas ruas. Pode ser uma característica desta ilha , não sei dizer.

O problema maior de viver em uma ilha é a locomoção. Não existem muitos ônibus e os horários não são fixos . Podem mudar os horários de uma hora a outra, principalmente no inverno. 

Viver em ilhas de Okinawa  é como viver em áreas agrícolas no interior do Brasil. muita plantação de cana- de - açucar , abacaxi , e muita estrada circundada por muita vegetação. 

Da janela do meu quarto o panorama é de pura vegetação. A noite ( de madrugada) se pode ouvir o mar e alguns sons estranhos que ainda não sei dizer se são pererecas, grilos, ou qualquer outro bicho estranho. Dizem que no verão costumam aparecer cobras venenosas pelas estradas. 

Outro animal famoso na região  e em extinção que habita estas ilhas é um tipo de gato selvagem . Dizem que existem apenas 100 . Até o momento só vi muita largatixa , passarinhos e um bichinho preto e pequeno que não sei oque era.

Não fossem as  suas belissimas praias de um verde esmeralda e seus corais, Okinawa seria apenas um ponto esqueçido no território japones. 

Dizem que os okinawanos não se consideram totalmente japoneses, e que todo o resto do Japão da mesma forma não consideram os okinawanos como japoneses. Talvez por sua cultura diferenciada com raízes na cultura chinesa. 

Apesar de todas as diferenças entre Okinawa e o resto do Japão, temos que admitir que este povo foi abençoado pela maē natureza. 

                                               Okinawa - by me


                                               Okinawa - by me 

Nenhum comentário: