sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Como Iago

      
    
                                       O mal-encarado à direita é Iago...

Iago, ato I

Uma das falas mais famosas de Iago está na primeira cena da peça: "Carregaria o coração  na manga, para atirá-lo às gralhas". Esta fala é muitas vezes mal interpretada, porque é apenas a segunda metade do pensamento. A fala completa de Iago significa que ele esconde seus sentimentos e intenções, a fim de se proteger.

Hoje estou completamente Iago. Não que eu tenha assistido Otelo de Shakespeare e nem lido a sua obra. Também acredito que não compreenderia tal leitura. Já tentei ler Dante e não entendi nada. 

Também não estou me sentindo maquiavélica como Iago, apenas me identifiquei com a sua fala : " Carregaria o coração na manga, para atirá-lo às gralhas". Tal qual , como descrito acima.

Buscando na net alguma frase que descrevesse aquilo que estou sentindo hoje, encontrei várias frases que  se intitulavam como frases de Willian Shakeasper. Cuidado. A maioria não são frases de Shakespeare . Esta acima sim , é um trecho da fala de Iago em Otelo. 

 Ahhh, sei lá! Não li nenhuma obra literária deste famosissimo  poeta e dramaturgo inglês , mas achei um pouco duvidosas aquelas frases  que se denominavam como de autoria de Shakespeare .

Para comprovar a veracidade de tais frases, fiz o sacrifio de entrar em sites em inglês e comparar as frases dos sites em português, ou seja, brasileiros. 

Minha gente! Esse povo inventa demaisss ! E ainda usam  o nome de personalidades famosas da história. Só consegui confiar um pouco nos sites em inglês porque neles estavam mencionadas algumas frases de Shakespeare juntamente  com a obra de onde foi retirada a frase. 

Daqui a pouco vão dizer que aquele provérvio popular :  Quem vê cara não vê coração è de autoria de Napoleão Bonaparte. 


Nenhum comentário: