segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Qualidade de vida



           
    
Qualidade de vida é ter o direito de respirar ar puro, é respeitar os limites do próprio corpo, é fazer oque se quer sem prejudicar o outro, é poder ir e vir com segurança, é ter saúde , paz espiritual e harmonia no convivio com o seu meio.

Poderia listar inúmeras condições para uma verdadeira qualidade de vida, mas isto depende de cada um. Para alguns a qualidade de vida poderia  ser representada por conquistas materiais, para outras uma vida familiar harmoniosa, para outros o contato com a natureza e assim por diante.

Para mim, a qualidade de vida resume-se em apenas uma palavra que engloba  absolutamente  tudo : a liberdade.

Liberdade de fazer as suas próprias escolhas e viver a vida da forma que mais se adapta as nossas necessidades. Fugindo de tendências, modismos e condicionamentos sociais. Não me refiro a ser um rebelde sem causa contrariando as normas e regras da sociedade onde se vive, me refiro a criar condições apropriadas para o nosso bem estar,  até mesmo dentro de regras rígidas , sem  fugir as nossas responsabilidades. 

Respeitar à sì mesmo em primeiro lugar, ou se amar, são requesitos primordiais para o nosso bem estar. Cuidar do corpo e da mente e aprender a respeitar os nossos limites físicos , prestando muita atenção a aquilo que o nosso corpo nos pede. Tendo sempre em mente  que a saúde e a disposição física é o nosso principal combustível para enfrentar um longo dia.

A mente. 
Não podemos nos esquecer dela, a nossa mente produz tudo aquilo iremos  viver em antecipação aos nossos atos. Portanto, nem preciso dizer : Mente sana, corpo sano.

Leia, medite, ouça música relaxante, ouça palavras otimistas e delete aquelas que só servem para acumular espaço inútil no nosso HD. A nossa mente é como a memória de um computador, se não limparmos  os cookies, os spywers e arquivos inúteis, com o tempo ele vai ficando lento e cheio de vírus. Aprenda a limpar os rastros de sua mente, e se for preciso, troque o sistema operacional.

A nossa casa. 

O nosso lar é a verdadeira extensão de quem somos. Nosso primeiro lar é o nosso próprio corpo, o segundo é a extensão dele. Manter a casa limpa e organizada é uma forma de respeitar a sí mesmo. Decore-a , perfume-a . Pense que você merece viver em um ambiente limpo , organizado e bonito.

A nossa criatividade.

A nossa criatividade está muito ligada a nossa coragem. Criar mentalmente inúmeras situações sem a coragem de empreende-las é criatividade inútil. Crie situações novas mentalmente e execute-as, uma à uma, mesmo que pareçam ser insignificantes ou impossíveis de serem aplicadas em sua vida. Crie meios, ferramentas, estratégias e siga em frente com coragem. 

Estas são apenas algumas condições para se obter bem- estar , e estar mais próximo de um mínimo de qualidade de vida. O resto vem naturalmente.










Nenhum comentário: