segunda-feira, 8 de junho de 2015

A compaixão humana




Sempre que leio alguns comentários na net, ridicularizando , criticando ou fazendo piadas grosseiras com pessoas que se encontram em um estado terminal, ou que infelizmente já cumpriram a sua missão na terra, fico horrorizada e decepcionada com a mentalidade de algumas pessoas que se dizem, ou que nasceram em um lar cristão. 

Triste mesmo é constatar que , tais pessoas não existem apenas no nosso universo tupiniquin, elas estão por todas as partes. Criticando, julgando e sentenciando on-line.

Lendo ao "Il fatto cotidiano"  , um jornal de origem e lingua italiana, sobre o falecimento por leucemia do Ken humano brasileiro ( existe um outro americano) , pude constatar que os comentàrios maldosos  que eu havia lido em português-brasileiro, com referência à mesma noticia se repetiam também em uma outra língua, a italiana. 

Naquele momento, me imaginei na Roma Antiga, em plena arena romana, onde pessoas espalhadas por toda a arena ( Coliseun) se divertiam ao assistir duelos mortais entre humanos e animais. Execuções impiedosas eram reclamadas por espectadores famintos por ação e sangue. 

Talvez eu esteja exagerando ao fazer tal comparação , só porque lí alguns comentários maldosos na net  em apenas duas línguas. Imaginem se eu lesse em japonês, inglês ou alemão? Já iria logo associar a maldade humana  e a falta de compaixão, as atrocidades   da segunda guerra mundial. 

Eu ando divagando e viajando na maionese ao associar fatos ( comportamento)  tão antigos da história humana aos dias de hoje? 

Não sei não. Nada mudou , até o sinalzinho de " não curti " ( polegar apontando para baixo) do facebook é igual ao sinal que os romanos faziam em arena para que executassem alguma alma em plena arena romana. 

Nenhum comentário: