domingo, 7 de junho de 2015

Monólogos de uma viajante




Sabe uma coisa que percebí nestes meus longos anos de "viajante"? 

Apesar de viver aqui em terras nipônicas como a tantos outros brasileiros dekaseguis ( termo utilizado para definir uma pessoa que viaja para longe a trabalho) , eu não me considero nem dekasegui e nem imigrante. Obviamente que no inicio , assim como a tantos outros brasileiros que aterrizaram em terras nipônicas em busca de trabalho por tempo determinado ( media de 2 a 3 anos) , eu também vim ao Japão com muitos planos na cabeça. 

Com o passar do tempo, a crise econômica,  questões de ordem pessoal ( familiar) ,e muitas experiências e vivências malucas ( tanto aqui ,quanto em outras terras) ,  fui ficando e deixando  de lado a principal razão que me fez atravessar o mundo. 

Para retornar ao nosso país de origem e recomeçar a vida do zero é preciso ter muita determinação e motivos reais para retornar. Não dá para brincar de ex-patriado sem ter consciência das consequências que trazem tal decisão. 

Uma das consequências é estar fora do mercado de trabalho, outra é deixar a deriva os laços sentimentais que nos unem ao nosso país. Familia , amigos ...lembranças. 

Com o passar do tempo percebemos que laços familiares não passam de "laços" , que se desfazem com o tempo caso você não o puxe do lado certo ( com as duas mãos) . 

Amigos , aqueles verdadeiros sempre entenderão a nossa  transição e as mudanças que ocorrem no nosso modo de ser e pensar após tal experiência de  viver um longo tempo inseridos  em uma sociedade totalmente diferente da brasileira. 

Quanto a aqueles amigos que nem eram assim tão verdadeiros, nunca conseguirão entender que já  não somos mais  os mesmos de alguns anos atrás, mas insistirão em nos  tratar como se nada tivesse mudado, nos causando um certo desconforto.  Impossível não mudar, o próprio tempo já se encarregará  de boa parte desta mudança. 

As lembranças, esta sim , com o tempo se transformam em saudades e em algum momento mais emocional nos impulsionará a retornar em busca daquilo que nos faz tanta falta vivendo em terras estrangeiras. A familia, a vida social, os amigos e tantas facilidades em poder expressar aquilo que pensamos na nossa lingua maē. Deixar de ser um semi-analfabeto em terras estrangeiras já é um grande alívio. 

Após tomarmos  consciência da  condição de não-dekasegui ( não mais) , e não-imigrante, vem aquela sensação de sem-pátria. Nem planos ( nem vontade) de regressar ao nosso país e nem planos de ficar o resto da vida em um determinado país estrangeiro para fincar raízes. 

Sem raízes , a vida se torna uma grande viagem em busca de um porto seguro. Em determinados momentos qualquer lugar parece servir, ao mesmo tempo, nenhum lugar parece ser o ideal. 

Por mais estranho que pareça, aquilo  que nos alimenta e nos impulsiona a seguir em frente é o tal friozinho na barriga de viver novos desafios em terras estranhas,  e a aventura de viver cada dia como se estivessemos em um pequeno barco à vela , à deriva. 


Nenhum comentário: