sábado, 27 de junho de 2015

Amanhã...é outro dia



Semana de preparativos para a minha viagem. Sim, acabei de voltar de Okinawa hà 4 meses e já estou de mudança, outra vez. Vida cigana.

A principio pensei em estar fora ( Brasil) apenas um mês para resolver questōes de ordem pessoal , mas os planos mudaram e talvez ...( eu disse,talvez) eu tenha que permanecer por mais tempo. Tudo vai depender do tempo que terei que restar em terras tupiniquins e nas propostas de trabalho aqui em terras nipônicas. 

Ultimamente a economia japonesa anda estranha e as empresas japonesas estão tendo que acatar mudanças na legislação trabalhista. Falta mão de obra e os salàrios estão pouco convidativos. Para quem gosta da vida no Japão e pretende viver por aqui sem estar muito preocupado em ficar rico, sempre tem algum trabalho. Afinal, o Japão é um país super -hiper industrializado e mesmo em tempos de crise a industria não pode parar por falta de mão-de-obra.

Existe uma expectativa muito grande para as Olimpiadas de 2020. Portanto, para quem fala japonês e inglês , com certeza haverá grande oferta de trabalho. Só não afirmo que o salário será convidativo.

No Brasil, não vejo muita animação com as Olimpiadas de 2016. Pelo menos nos noticiários eu não percebo muita expectativa. Creio que os japoneses são mais previdentes e organizados . Já estão se preparando 5 anos antes. 

Dependendo do que ocorrer ( completamente sem planos) , pode ser que seja uma boa coisa eu permanecer no Brasil até as Olimpiadas e no meio tempo estudar inglês em alguma escola para retornar ao país do Sol nascente com o meu inglês "perá,perá" ( fluente em linguagem popular japonesa) , visando as Olimpíadas de 2020. Vai saber?

Totalmente sem planos concretos vou seguindo a maré, e para onde o vento soprar lá vou eu . Sei que não é uma bela coisa viver conforme a maré, mas para quem já não sabe mais " onde" fincar raízes , o jeito é viver um dia atrás do outro e aproveitar todas as novas oportunidades que apareçam, independente de estar de um lado do planeta ou do outro. Só queria ter 20 anos à menos. 

Para dizer a verdade, o meu coração já decidiu para onde devo regressar, sempre que a maré estiver turbulenta, ou calma e plácida demais para o meu gosto.

Alma viajante. 

Nenhum comentário: