domingo, 28 de junho de 2015

Filosofia do "achismo"



Lendo um pouco sobre os ultimos acontecimentos no Brasil, particularmente sobre São Paulo para não aterrizar em Guarulhos feito uma alienígena que chega de um outro planeta, fui me deparando aos poucos com notícias e comentários que confirmam as palavras de um amigo . Uma vez ele me disse que o brasileiro vive a filosofia do " achismo", de que ninguém se informa de nada, não se posiciona ( nem direita, nem esquerda)  e ainda quer impor a própria opinião baseada  em "achismos". 

A ação de achar é diferente de pensar. Se você "acha" está supondo, se você "pensa" está afirmando.

Hoje em dia com a facilidade de acesso à internet todo mundo pode ter acesso a mil informações instantâneas , e aí é onde mora o perigo: as informações instantâneas.

Sites e blogs de notícia que frequentemente postam notícias com titulos apelativos e com duplo sentido. Se o leitor ou internauta , não abrir a página para ler a notícia inteira , e se também não tiver a mínima capacidade de interpretar um texto de forma correta, aquilo que prevalecerá será sempre o " titulo" noticiado com sensacionalismo . À começar por estes titulos  sensacionalista e a falta de hábito dos brasileiros em lerem artigos e textos com uma minima compreensão gramatical e conhecimentos gerais, leva à famosa "filosofia do achismo". 

Os comentários que encontro na net em lingua portuguesa ( português brasileiro) , sobre a atual situação econômica do Brasil são na maioria das vezes repetitivos e generalizados. Tudo é culpa do PT. Palpites e mais palpites. Comentários consistentes que realmente esclarecem e tem fundamento são muito raros.

Quem não està preocupado em saber quem "roubou a galinha do vizinho", mas quer realmente saber qual a atual  situação sócio-econômica do país e os prognösticos  para o futuro . Recomendo ler noticiários em inglês ( para quem tem fluência na lingua) ou o Euronews em português de portugal. Alí os comentarios são em menor quantidade e as críticas não são generalizadas, já que quem interpreta a notícia é alguém de fora com uma visão diferençiada do contexto e com uma outra filosofia ,ou  habitos culturais. Não que sejam melhores, mas sempre vale a pena saber qual a imagem do nosso país pelo mundo. 

Também não vale criticar quem está fora e vê o nosso Brasil com olhos críticos . A possibilidade de enxergar os dois lados de uma mesma  moeda só existe para quem observou atentamente sob os dois ângulos, ou para aquele que não està emocionalmente envolvido com o país. 

Quando dizem que o Brasil é uma grande ilha é bem verdade.


Nenhum comentário: