domingo, 28 de junho de 2015

Voluntariado


Todas as vezes que eu assisto a alguns programas japoneses sobre a vida de voluntários japoneses no Kênia ou em alguns países pobres da Àsia eu me emociono muito. Quase todas estas pessoas que se prestaram a ir viver em um país completamente diferente para servir como voluntários eram ex- funcionários públicos do governo que jogaram fora o terno e a gravata para viverem de chinelos e bermudas em meio a pobreza e dedicarem a vida a projetos sociais. 

Um programa chamado " konna tokoro ni nihonjin" ( um japonês em um lugar assim) apresentou nesta semana a historia de um casal de japoneses que largaram tudo para ir viver como voluntários no Kênia. Lá foram roubados e por muito tempo viveram na misèria com quatro filhos menores, a maior foi acometida por malária e por falta de medicamentos e hospitais veio a falecer. Desde então, começa a luta do casal para amenizar o sofrimento de maēs e seus filhos acometidos  por doenças infecciosas como a AIDS. A esposa se dedica a cuidar de crianças infectadas pela AIDS ,seu marido ( em outra cidade ) se dedica a formação estudantil de crianças pobres , e um de seus filhos se tornou médico para cuidar da saùde da população carente. 

Assistindo ao programa e a evolução da vida desta familia de voluntarios no Kenia que mesmo havendo perdido uma filha não desistiram de contribuir e dedicar suas vidas para salvar outras vidas , os meus olhos se encheram de lágrimas e quase me atraso para ir ao trabalho.

Decididamente eu tenho um pé no voluntariado já desde adolescente, só não sabia em quê eu poderia ser útil ,por  onde eu poderia começar e como começar se nunca tenho tempo ,pois trabalho para sobreviver. 

Daqui a duas semanas estarei voltando para o Brasil, justamente quando começam as inscrições para o voluntariado na Cruz Vermelha de São Paulo. Não pensei duas vezes e me inscrevi. Agora é esperar para ver se serei convocada logo ao chegar em São Paulo.

Não sei se irão me chamar, não  sei se sou aquilo que a Cruz Vermelha necessita no momento, não sei se a Cruz Vermelha Brasileira està com os seus dias contados por suspeitas de corrupção ( nem a Cruz Vermelha escapa)  também não sei se terei tempo o suficiente para me dedicar ao voluntariado durante o periodo que estarei em São Paulo, mas a primeira ação está feita, a minha inscrição. 

Agora é só esperar...

http://www.cvbsp.org.br/sejavoluntario/

Nenhum comentário: