domingo, 15 de maio de 2016

Dormir é bom demais!



A pouco tempo descobri um suplimento que ajuda na recuperação do jet leg, aquela desordem do sono que acomete a uma pessoa que viaja a locais distantes com grande diferença de fuso-horário. 

Eu já tinha ouvido falar da Melatonina em outras ocasiōes, mas nunca dei muita importância porque dormia bem ( achava que dormia bem) , e ja não tinha mais aquela insônia que me perseguia  durante toda a minha adolescência. 

Com o meu novo trabalho aqui em terras nipônicas , fui obrigada a me acostumar com a troca de turnos e dormir muito mal. Havia dias que eu ia trabalhar sem dormir , e no dia seguinte eu simplesmente desmaiava de sono. Pensava que o fato de dormir bem ( desmaiar) no dia seguinte estaria recuperando o sono perdido da noite anterior. Ledo engano. 

Com o tempo começei a ter muitas noites e dias seguidos de insônia. Não conseguia mais dormir bem , nem a noite e nem durante o dia. Com tudo isso , perdi peso, meu humor começou a se alterar , e a minha pele  a perder o viso . Envelheci uns 5 anos em alguns meses . 

Preocupada com a qualidade do meu sono, fui fuçar na net , e como sempre , econcontrei a solução para o meu problema  em um site de suplimentos aqui no Japão ( green life) . Logo de cara encontrei a tal da melatonina em comprimidos de 10 mg , que aliás, é muito para mim. Me bastam cerca de 3 a 5 mg para dormir bem. E pelo que eu andei pesquisando, acima de 10mg somente com prescrição médica. 

O efeito é fantástico! Com apenas 3 ou 4 mg eu dormi super bem nos primeiros dias . O efeito se dá a  mais ou menos meia hora após ingerir a melatonina. Cabe salientar aqui que a melatonina  não induz ao sono como os calmantes , ele apenas melhora a qualidade do sono. Portanto, é preciso estar relaxado, comer pouco antes de deitar e apagar todas as luzes. 

Ontem devo ter tomado uma dose maior de Melatonina, uns 5 ou 6 mg. Eu sempre corto o comprimido na metade , e dependendo da minha necessidade vou partindo em partes menores até chegar a 3 mg.  O pedaçinho de ontem estava bem maior do que o de costume. Eu dormi por 10 horas seguidas e ininterruptas. 

A diferença que provo por poder dormir tão profundamente é que tenho sonhado quase sempre , a pele se nota bem mais visosa , e não sinto mais aquele desconforto de sentir sono durante o trabalho. A disposiçáo melhorou bem. 

Nota-se perfeitamente a diferença de um sono profundo e um sono leve . Eu dormi a minha vida inteira em media 8 hs por noite com um sono levissimo, quase não sonhava , acordava com qualquer ruido , e a pele sempre meio amassada , seca ou enrugada. 

Com o uso da melatonina o meu sono é sem duvida alguma mais profundo e reparador, até os meus olhos amanhecem inchados de tanto dormir. Fazia tempo que eu não percebia o meu rosto inchado de tanto dormir e sem rugas nem amassados logo pela manhã. 

A melatonina ajuda a produzir o tal do hormonio do crescimento que é rejuvenescedor. Sem duvida alguma, o melhor tratamento para uma pele saudãvel e renovada , é dormir profundamente. Aliás, eu estou começando a crer que muitos dos nossos males fisicos, psiquicos e de envelhecimento precoce , tem uma relação muito intima com o "mal sono" , aquele sono leve e não reparador. 

E pensar que eu dormia um sono leve e pouco reparador hà anos, achando que esta qualidade de sono  era o suficiente para mim.  Hoje percebo a diferença entre um sono leve e um sono profundo e reparador. É bom demais!

E viva  a Melatonina!


2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que conhecidencia eu também tomo é fantástico, o que mais está me incomodando é meu excesso de peso, será que meu mapa mostra essa tendência a ganhar peso, nasci 5 de março de 1993 as 14 e 20, em São Paulo no cambucci, ficarei feliz se puder me ajudar.

Viajante disse...

Olá Irene!
Muito bom dormir bem não è mesmo? É fantástico como a melatonina funciona !
Qto a sua tendencia a engordar......não sou competente a analisar a questão. Geralmente o planeta que nos expande tanto fisicamente quanto em outros aspectos é jupiter. Quem possui jupiter em touro tem certa tendência a engordar e muuuito, porque jupiter expande e touro é lento . No teu caso jupiter está em libra, que valoriza o estético e,harmonioso. Talvez outro aspecto do seu mapa indique facilidade de ganho de peso, mas eu não sei precisar com exatidão.
Bjssss e sorte!