domingo, 1 de outubro de 2017

Beleza é fundamental?

            Na boa! Vamos ser realistas. Você é feio!

Já dizia , Vinicius de Moraes: - "que me perdoem as feias, mas beleza é fundamemtal".

Não é preciso ser uma Gisele Bundchen da vida e estar dentro dos padrões de beleza mundiais para ser considerada uma pessoa bonita. Um sorriso , um olhar mais doce, um cabelo estiloso, bom gosto ao se vestir, ou aquela famosa beleza interior que aflora em algumas pessoas que estão sempre de bem com a vida. Tudo isto compoē aquilo que eu conheço por beleza. Portanto, não estou aqui querendo afirmar que uma pessoa só é bonita quando tem traços simétricos no rosto, olhos azuis , pele alva e cabelos louros. Uma pessoa pode não ter nenhum destes atributos e ainda ser bonita aos olhos dos outros. Ou , ao menos não causar desagrado. 

São poucas as pessoas que eu conheço , e conheci na vida que considero feias. Algumas estão apenas um pouco desleixadas com a propria imagem, ou não são muito vaidosas e não se importam muito em causar uma boa impressão.

Entre os meus contatos no facebook tenho um francês, de ascendencia afro. Diz ele ser tio daquele tenista famoso francês que no momento não lembro o nome, mas que é tão feio quanto famoso.  Já conheci pessoas de ascendencia afro que eram bem atrativas , mas a familia desse francês parece ter o mal genético da feiura.

Nunca nenhum contato virtual ou pessoas do meu meio me causaram tanto desagrado visual. Se ao menos o tipo fosse mais sorridente , mas nem isto se salva. Nem sei se ele tem dentes. Nunca o vi sorrindo em nenhuma de suas fotos.

Então eu me pergunto: - Estarei eu sendo exigente demais no meu conceito de beleza? Ou será que o tipo é realmente possuidor de traços fisicos assimetricos que causem desagrado nas pessoas instintivamente?

Sei la! Só sei que a cada vez que ele posta uma nova foto em seu facebook me causa uma sensação muito ruim que eu particularmemte não gosto de sentir. Um incomodo com a sua feiura.

Será que vou para o inferno por me sentir mal com a feiura alheia?



Nenhum comentário: