quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Comparações



Alguma vez na vida você já foi comparado a alguém? Com certeza você já deve ter sido comparado ao seu irmão , ou irmã , na infância , ou já te fizeram um comentário discreto , porém comparativo com aquele colega de trabalho que é super eficiênte em tudo o que faz.

Comparações . Sei lá de onde adquirimos este habito? Provavelmente da infância , dos programas de tv , e das nossas proprias vivências. Eu mesma vivo fazendo comparações depreciativas do comportamento e da mentalidade japonesa em confronto a nossa cultura latina. Não há como fazer comparações e dizer qual é a melhor cultura. Na pratica as coisas funcionam diferenciadamente, de forma positiva , ou não.

Quando minha filha era ainda pequena e extremamente introvertida , eu a comparava frequentemente com uma prima que era tão introvertida o quanto ,porém, muito ativa. Queria enfatizar que mesmo na introversão as pessoas tem atitudes. Não funcionou muito, e as comparações que eu fazia serviram apenas para inibi-la mais ainda.

Meu ultimo relacionamento mais longo foi imensamente repleto de comparações do inicio ao fim. Eu comparava o meu carater ao do meu parceiro na época, e ele me comparava frequentemente com a sua maē e com a sua ex-esposa. Se fossem aspectos positivos seria bom, mas quase sempre eram depreciativos. Deixar um resto de café na xicara era motivo para altas criticas , pois a sua maē costumava fazer isto com frequência. Responder a um chamado dele do outro lado da casa em voz alta então, era o cúmulo. A sua ex-mulher fazia isto com frequência em voz alta quando estava no piso superior ou na cozinha.

Mas será que nenhuma lembrança de  mulheres em sua vida lhe traziam pontos positivos ? Sim, haviam , de sua ex -namorada . E as comparações continuavam, sempre me depreciando de alguma forma.

Parece que fazer comparações e receber , se tornou algo muito frequente na minha vida. Até no trabalho eu percebo isto. É como se ainda fossemos infantis demais ao ponto de necessitarmos ser comparados com alguém para se obter um parâmetro: - Olha, ele conseguiu uma promoção, e você? - A sua prima vai se casar no proximo ano, e você?  - Meus filhos são todos formados , e os seus?
-Você não está um pouco gorda?Olha a sua irmã como ela é magra!.

Comparações e mais comparações. Isto incomoda e muito, mas quando nós mesmos nos comparamos as outras pessoas querendo ser igual ou melhor do que elas, o instinto depreciativo já está em nós. Receber criticas e comparações é apenas o reflexo da nossa propria postura e sentimento em relação a nós mesmos. Dura realidade ter que admitir isto, não é mesmo?

A base para a nossa transformação interior está em admitir que este incomodo existe . É real. O primeiro passo é admitir, o segundo consiste em subir lentamente os degraus da nossa casa e reorganizar cada ambiente. Pode levar tempo , muito tempo, porém o primeiro e fundamental passo foi dado: A aceitação de que algo está errado  e precisa ser modificado.



Namastê.

Nenhum comentário: