domingo, 1 de outubro de 2017

Crises existenciais



Se tem uma pessoa que já nasceu com a tal da crise existencial, esta pessoa sou eu. Desde pequena sempre me fazia perguntas que ninguém conseguia responder, ou satisfazer a minha necessidade de compreensão sobre a vida . Por várias vezes me perguntava e tambem perguntava a outras pessoas se o destino realmente existia . Também não entendia e não aceitava o fato de que algumas pessoas fossem  mais afortunadas na vida e outras não.

Existe realmente um mapa escrito para nós , no momento de nosso nascimento? Seria a vida tão fatal ao ponto de nos induzir a seguir por um caminho já pre-determinado? E o nosso livre arbítrio, de que serve, então?

Busquei em algumas filosofias orientais as respostas  e as ferramentas para desenvolver em mim a força e a crença necessária para usufruir-me ao máximo do meu livre arbítrio e mudar definitivamente o meu destino. Só que não!

Nem tudo funcionou como eu esperava. Filosofia de vida é uma questão de crença e postura na vida , não é algo que se adquire lendo livros e colocando em pratica aquilo que nos foi ensinado. É pura consciência de nossos atos , pensamentos e postura em relação a nós mesmos e aos outros.

Através da astrologia pude compreender que o destino existe  . O nosso maior destino imutável é o fim de nossa jornada nesta vida. Não há como escapar dela.  A nossa vida é apenas uma longa viagem  sem volta e com um destino certo. Aproveitar esta viagem e provar todos os sabores ( as vezes amargos) , visualizar todas as paisagens ( nem sempre dislumbrantes) , e crescer com tudo aquilo que vivenciamos ( de bom ou de ruim) é o verdadeiro curso da vida .

Aquilo que passou já não tem mais volta, aquilo que ainda está por vir promete novos desafios e auto-confiança. Não existe nenhuma fase na vida que possamos repousar e tirar férias das demandas da vida, sejam elas no plano pessoal, profissional, ou espiritual. Este é o nosso livre-arbítrio. Seguir com a mesma coragem, a mesma curiosidade e o mesmo espirito inventivo em todas as fases das nossas vidas. 





Nenhum comentário: