domingo, 15 de abril de 2018

Dois mundos



Viver no exterior é meio assim, pelo menos pra mim. Parece que vivemos em dois mundos e ao mesmo tempo não pertencemos a nenhum.

Culturalmente é dificil sentir-se dentro da realidade local , mesmo que com muito esforço busquemos interagir com a cultura local, fazer amigos nativos e aprender a lingua. Fica sempre uma lacuna na comunicação que nem é tanto a linguística, é cultural. Existem temas que não podemos tratar com nossos colegas nativos , até mesmo uma simples piada por que o senso de humor é diferente.

No ambiente de trabalho então, nem se fala! A pró- atividade que é tão valorizada no ocidente , por exemplo, não é muito bem vista no Oriente . Ao mesmo tempo, somos úteis justamente por possuir este defeito. E não vamos esquecer o machismo que impera a maioria destes paises , ne!

Com tantas diferenças , aprendi a me calar . Existem situações que são verdadeiramente incômodas para nós que viemos de uma outra cultura, uma outra mentalidade. Portanto, eu apenas observo e me calo sempre que necessário , sem deixar de ainda ser eu mesma.

Viver no exterior é um grande aprendizado. Aprendemos a não fazer comparações explícitas e a deixar o nosso ego em segundo plano sem necessáriamente esquecer  a nossa história  e o nosso caráter.



Nenhum comentário: