segunda-feira, 2 de abril de 2018

Tremor na av. Paulista



Quase 1:00 h da madrugada aqui do outro lado do planeta, já estava quase dormindo quando li uma noticia sobre um terremoto com epicentro na Bolivia que foi sentido na av. Paulista. Como o tremor foi de magnitude 6.8 com epicentro na Bolivia , quase na divisa com o Paraguay , o tremor sentido na av. Paulista deve ter sido de uns 3 ou 4 graus, levando em conta a distāncia. Mas, como sentimos mais em predios altos , o povo deve ter ficado desesperado.

A minha primeira reação ao ver as fotos e os comentarios do povo em São Paulo foi de surpresa, afinal, não é muito comum ter terremotos em São Paulo, apesar de jà ter ouvido falar que tiveram algumas ocorrencias hà alguns  anos atràs. Depois me deu uma crise de riso ao começar a ler os comentários no facebook. Paulistanos tem um "Q" de dramaticidade italiana . Já tinha gente metendo o pau no prefeito , outros culpando a caravana do Lula. Só rindo mesmo!

Apesar do susto dos paulistanos , não hà o que temer porque o Brasil fica no centro da Placa Sul americana , protegida de grandes tremores. Claro que não està livre de terremotos , mas nunca serão de uma magnitude iguais as do Chile , Peru ou Bolivia. Aliás, o mar do Chile exporta tsunamis para o exterior.

Aqui na minha cidade que fica na região central do Japão existe uma grande concentracao de placas tectônicas . É uma das regiões com o maior risco de ocorrencia de terremotos com magnitude acima de 8.0 . Aliás, há anos que eu escuto dizerem que dentro de um periodo de 30 anos ocorrerá um grande abalo sismico que destruirá toda esta região, provocando grandes perdas. Pode ocorrer amanhã, no próximo mês, no ano que vem, ou só daqui a 30 anos. Não há como prever.

Com este risco eminente e a experiéncia de ter sobrevivido ao terremoto de magnitude 9.8 com um tsunami de 14 metros que ocorreu mais ao norte do Japão em 2011, eu posso dizer que estou calejada.

Quando houve o terremoto de 9.8 ao norte do Japão , a distância do epicentro para a minha cidade que fica mais para o centro do Japão  é  , mais ou menos uns 400 km de distância . Quando ocorre um terremoto o fator principal da força de um tremor é a sua profundidade. O predio do meu trabalho tremeu e balançou como se fosse o Titanic em alto mar. Aliás, o mar também subiu , não sei quantos metros, mas dava pra ver a destruição na orla uma semana depois. Arvores arrancadas pela força do mar por toda a orla.

O mais interessante desta ocorrencia catastrófica é que apesar do predio do meu trabalho ter balançado tanto, quando voltei para casa não havia absolutamente nada fora do lugar. Dizem que depende da vibração do tremor , se lateralizado não causa tanto estrago, mas se for na vertical até mesmo um tremor mais fraco pode causar danos em residências.

Com tudo isso, e o mundo cada dia mais estranho , eu me precavenho com alguns cuidados básicos do tipo , nunca dormir sem roupas, nunca demorar muito no banho, dormir com o passaporte embaixo do travesseiro e deixar o meu ipad carregamdo em local seguro. Sei que eu deveria ter uma mochila de emergência com o basico , mas eu ainda não me preocupo a este ponto. Deveria, mas eu creio que ficaria muito neurótica.

Aqui em terras nipônicas terremotos fazem parte do nosso dia á dia , e não há como ignora-los. Mas, como eu ja estou calejada ( passei por dois grandes terremotos) percebi que devemos estar atentos quando começamos a sentir vários e pequenos tremores espaçados com certa frequência. São as placas tectonicas de algum lugar se movendo , e isto é um bom indicio de que lá vem encrenca. O problema é que não se sabe de onde.

Ah, já ia me esquecendo, é aconselhavel sempre ter uma reserva em dinheiro , que seja para emergencias hospitalares ou para comprar uma passagem aérea . Eu comprei para a Suiça em 2011 quando houve o terremoto de magnitude 9.8 . Minha reserva foi cancelada e postergada para uma semana depois porque as companhias aéreas haviam cancelado todos os voos para o Japão.

Graças a Deus , em meus mais de 15 anos  de Japão, as grandes catástrofes passam por kilometros de distância de onde estou.

Nos últimos anos não tenho sentido nenhum tremor aqui na minha região, não ao ponto de tremer a cama ou coisa do gênero. Espero que a minha teoria da ausência de tremores tenha algum acerto.





Nenhum comentário: