sexta-feira, 15 de outubro de 2010

E assim a vida passa...


Todos os dias chego no trabalho e impreterívelmente devo cumprimentar algumas amigas que trabalham comigo, então eu faço aquela via sacra internacional, vou passando e cumprimentando em espanhol, japonês e português. Vou girando o setor todo e o chefe só de olho em mim. Imagina perder 20 minutos todos os dias pra ficar de fofoquinha.
Sou muito observadora e assim vou passando pela seção e sentindo os ânimos de todas as minhas amigas. Hoje uma amiga minha começou a se lamentar (de novo e sempre) comigo com aquele olhar meio cabisbaixo, sobrancelhas caídas e aquela famosa expressão de cachorro sem dono. Ela é uma filipina, descendente de japonêses, espanhóis e chineses, (a mistura não foi muito boa), que veio de uma vida pobre e difícil nas Filipinas pra tentar a vida na terrinha dos samurais. A pobre é casada com um homem doente quase impossibilitado de trabalhar e ainda por cima tem um filho pequeno pra cuidar .Que karma!
Como sempre ela começou a se lamentar do excesso de trabalho, das preocupações e dos problemas de saúde (não só dela como do marido) que o estress está provocando nela. Agora ,além de outros problemas de saúde ela está começando a sentir falta de ar. Deus do céu! O que eu poderia fazer por ela?
Não conseguiria me imaginar vivendo a vida que ela leva com tanta má sorte e ainda por cima ter que trabalhar todos os anos sem nem menos poder tirar umas férias. Desde que a conheci eu já viajei 3 vezes à passeio, e ela só uma vez pra levar o marido em estado gravissimo pra ser operado no seu país.
Gostaria de poder ajuda-la (dinheiro não,por favor) de alguma forma. Mas como?
Queria poder ajuda-la a encarar a vida com mais otimismo e perseverança, mas na situação dela a palavra otimisto não cabe, talvez esperança fosse mais compatível com a situação, e perseverar é o que ela mais tem feito trabalhando anos à fio sem faltar nunca.
Percebi na minha amiga que o stress dela tem tirado até mesmo as poucas horas de sono que ela tem pra repousar e repor as energias. Ninguém consegue dormir tranquilo e profundamente com um milhão de coisas na cabeça. Gostaria de poder ajuda-la a entender que preocupações não pagam contas e apenas contribuem para tirar o nosso sono. Mas como dizer isso a uma pessoa que já está viciada a pensar em problemas e que vem de uma outra cultura?
O não pensar é uma arte que se aprende com muita disciplina mental e que a longo prazo nos traz tantos benefícios à saúde. Afinal de contas, todas (fora as hereditárias e as contagiosas) as enfermidades que criamos no nosso corpo são geradas dentro da nossa mente. Aquela mesma mente louca que não para um segundo de pensar.
Mas nesse mundo imediatista , quem teria a paciência de se dedicar a essa prática meditava? Além do mais, as pessoas tendem sempre a confundir meditação com reflexão, uma coisa não tem nada a ver com a outra. E quem sou eu pra ficar aqui explicando como funcionam esses processos mentais?Ninguém.
E assim a vida passa...

Nenhum comentário: