sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Violência em São Paulo

Quando vivemos em um outro país, distante das mazelas de uma grande metrópole como São Paulo, até acabamos por esquecer o quanto é difícil conviver com tanta violência nas ruas.Eu moro em uma cidadezinha pacata no interior da cidade de Shizuoka hà 7 anos, onde nem estação de trem existe. Violência? O que é isso?
Posso andar sozinha a noite sem me preocupar com nada, apenas os "chikans" , que já escrevi em outro post, posso deixar a minha sacola de compras do lado de fora do mercado que ninguém mete a mão. Só a bicicleta que é bom não bobear...:-)
Hoje abri o meu yahoo e vi uma notícia que me fez recordar o tempo que eu enfrentava imensos engarrafamentos na Raposo Tavares por causa de perseguições da polícia a bandidos com direito a tiroteio e tudo. O mais incrível é que essas coisas eram tão frequentes e normais que eu nem me preocupava e continuava dormindo dentro do ônibus, como se nada estivesse acontecendo do lado de fora. E os assaltos a mão armada dentro dos ônibus?E os trombadinhas assaltando os carros em plena hora do almoço na Avenida Paulista?
Tudo isso era tão normal e corriqueiro pra mim que eu nem me importava. Hoje, depois de anos vivendo aqui no Japão que de violento mesmo só tem os terremotos ,fico pensando se eu serei capaz de sobreviver em São Paulo novamente, ignorando toda essa violência como eu o fazia no passado. Penso que não.
Agora, uma coisa é certa. O trânsito de São Paulo e os transportes coletivos melhoraram significativamente , mas tentar uma fuga de carro nas ruas de São Paulo é coisa de retardado né!

http://br.noticias.yahoo.com/s/08102010/48/manchetes-perseguicao-tiros-levam-panico-sao.html

Nenhum comentário: