sábado, 16 de outubro de 2010

os dentes dos japas part II

Não tem jeito, eu tenho que falar. Ainda fico muito impressionada com a situação dos dentes dos japoneses. Mas que coisa marrom meio esverdeada é aquilo nos dentes deles,minha gente?
Claro que no Brasil já vi gente sem dentes, com dentes tortos ,cariados e o caramba ,mas nunca tinha visto tudo isso numa boca só e ainda por cima meio esverdeado. Não quero estar aqui afirmando que todo o japonês tem os dentes assim,mas digamos que...90% da japonesada que eu conheci tem os dentes assim. Talvez seja a classe mais pobre que tenha os dentes detonados, mas até a classe mais rica tem os dentes ao menos tortos ou amarelados. São pouquissimos os japas que eu conheci que tinham um belo sorriso branco de dentes certinhos. Acho que uns dois.
Talvez por isso dizem (os proprios japas) por aqui que o Japão não é um país que curte muito beijar. Dessa vez devo concordar com eles. Nem morta eu beijava numa boca nessas condições.
Observando os apartamentos e as casas antigas do Japão dá pra perceber o quanto eles eram preocupados em escovar os dentes. Nas casas mais antigas não existia um lugar próprio pra este hábito diário. Graças a Deus os apartamentos mais novos são diferentes.
O engraçado é que nos supermercados tem sempre uma vasta prateleira com tantos produtos pra higiene bucal, desde fio dental, pastas variadas ,escovinha interdental ,escova de dentes que funciona a bateria e tudo mais que se possa imaginar. Então, quem é que compra esses produtos?
Os meus colegas de trabalho japas é que não são...
Bom, dentes tortos já sabemos que é da raça, mas e a cor marrom esveardo?
Será que a minha hipótese é justa? Excesso de fungos adquirirdos pelo hábito de comer peixe cru e algas do mar?
Talvez a culpa seja da pratica odontológica. Aqui no Japão um dentista atende vários pacientes ao mesmo tempo. Éh! Parece um abatedouro e os pacientes ficam todos enfileirados em cadeiras individuais esperando o atendimento enquanto o dentista se reveza entre uns 3 ou 4 pacientes ao mesmo tempo. Inacreditável não?
Coisas do primeiro mundo...fazer o que?

Nenhum comentário: