domingo, 30 de outubro de 2011

Tédio

Falta um pedaço de mim que nem sei aonde eu deixei, talvez dentro do meu pequeno e belo apartamento em Shizuoka , talvez em algum restaurante típico suiço (um grotto) , ou talvez eu já havia perdido nas ruas de Roma quando me aventurei sozinha por terras italianas. Como se vivia! Uma emoção a cada dia, uma viagem a cada ano, um romance à cada viagem, e até mesmo sem nem viajar. A cada nova viagem uma nova experiência, um novo aprendizado. Cheguei a falar até em 4 línguas em um mesmo dia, me relacionava com pessoas de várias raças e aprendi tanto com elas.


Trabalhei em locais que jamais pensei um dia trabalhar.Fiz coisas que jamais pensei fosse capaz de fazer. E principalmente , conheci e me relacionei com pessoas de todos os níveis socioculturais , muito pobres ou muitissimo ricas, muito ignorantes (nem por isso menos interessantes) ou muitissimo cultas.


Hoje, quase não uso mais o meu italiano e já começo a ter dificuldades em me expressar em japonês. Tenho medo de esquecer tudo aquilo que aprendi nos meus longos anos vividos fora do Brasil e que foram de uma riqueza imensa. Tenho medo de voltar a viver uma vida normal, com gente normal , com a lingua local. Até rimou...



Como eu ja havia escrito em outros posts, quando viajamos muito e vivemos em um outro país que não o nosso de nascimento, acabamos por perder a pátria. Eu desaprendi a viver esta vida normal de São Paulo.



Sinto falta das ciclovias pra pedalar e do respeito com os ciclistas, sinto muita falta de caminhar na areia , sentindo a brisa do mar que era tão pertinho de casa. Sinto falta do silêncio , da quase ausência de buzinas e motores barulhentos dos carros.


Estou entrando na fase da saudade nos meus 5 meses de retorno ao Brasil e ainda não me sinto em casa.Turista acidental. Dizem que os primeiros 6 meses de readaptação e aceitação são cruciais. No meu caso eu voltei sem ter vontade de voltar ,entao eu devo ter um acrescimo de mais 6 meses.

Ainda estou relutando muito com o "menu" que não muda nunca nas comemorações de cumprimento de metas no trabalho: Churrasco com Pagode. Ninguém merece!!!


Nenhum comentário: