sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aprender a perdoar


Nesta vida , aprende-se de tudo. Menos a perdoar.
Não eh uma questão de aprendizado, eh questão de coração. Não se aprende a perdoar as pessoas do dia para a noite .
Colocar uma pedra em cima e esquecer o ocorrido ja eh um bom começo, mas lah no fundo da alma ainda não conseguimos esquecer totalmente. Depende muito da intensidade da dor que cada um sente , e isto eh muito pessoal.
Eu , que apesar de ser capricorniana, tenho as minhas emoções regidas por escorpião, ainda não aprendi e penso que nunca aprenderei a perdoar as pessoas de coração aberto . Eu tenho que ir aos poucos, esquecendo aos poucos , ateh não fazer mais nenhuma diferença.  Não doer mais. Não incomodar mais.  Este processo pode levar muitos anos porque alem da dor vem sempre o ódio, a ira e a frustração, misturadas em um só sentimento : a cólera .
Aprender a conter a cólera seria o primeiro passo para o perdão. Outra atitude que tambem ajudaria muito neste processo , seria , o "outro " , pedir perdão pela dor que nos provocou.  Como  nem sempre nos pedem, o jeito eh engolir o feu amargo e tentar aprender (inutilmente) a perdoar de coração.
Muita calma nesta hora! Alguns eu ainda quero perdoar de coração, mas outros, eu nem faço questão de um dia respirar o mesmo ar. Ou , simplificando, me esforço para perdoar a aqueles que ainda me tocam o coração somente pelo fato de existirem. 
Sintam-se privilegiados. 

Nenhum comentário: