sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Preconceito



O japao e seus pre-conceitos! Ah, esse povo de meu pai.
Desde pequena eu cresci ouvindo o meu pai dizer que brasileiro nao prestava ( ele era japones legitimo), e que eu nao fizesse amizade com brasileiros. Mas se esta era a grande "verdade" dele, porque eh que ele preferiu viver e morrer em terras tupiniquins? Mesmo tendo a oportunidade de voltar a viver no seu pais , ele preferiu viver o resto de sua vida no Brasil. Entao, aonde estah a coerencia neste modo de pensar de muitos japoneses, que ateh a pouco tempo eram conhecidos como os donos da sabedoria milenar?
Os tempos sao outros, o mundo mudou, se globalizou. Prova disto, eh o fato mais do que concreto do Japao ter perdido o seu precioso posto de segunda potencia mundial para os chineses. Alias, uma raca que eles os japoneses odeiam, mas que agora estao sendo obrigados a engolir.
Na secao aonde eu trabalho , somos em poucos estrangeiros. A diretoria do nosso contratante decidiu que nao iriam mais contratar brasileiros que nao falem e nem saibam ler ao menos uma das escritas em japones. Ateh ai, tudo bem. O periodo ainda eh de crise e se nao tem posto de trabalho para os japoneses nao ha razao em abrir postos de trabalho para os estrangeiros. Mas aquilo que eu nao me conformo eh que eles continuam usando a mao-de-obra brasileira, e reclamando da postura de "alguns", se referindo aos brasileiros como se nos fossemos a parte podre da maca sempre que ha algum problema, que seja de comunicacao, ou qualquer outra divergencia.
As diferencas entre japoneses e brasileiros , quanto a mentalidade e o comportamento no ambiente de trabalho  eh muito grande, e todos jah estao carecas de saber de tais diferencas. Entao, se eles nao podem conviver com os maus habitos brasileiros ( segundo os japoneses), que parem de continuar a contratar estrangeiros. Eh muito simples resolver esta questao.
No inicio do mes, a chefia decidiu que deveriam contratar mais pessoas para a inspecao e logo de cara queriam chamar a uma brasileira. Eu como jah conheco a incoerencia japonesa, sugeri que chamassem a uma japonesa que estava esperando a vaga jah ha dois meses e nao chamassem estrangeiros. Visto  que, houve um periodo em que foi vetada a contratacao de brasileiros que nao falassem e nem lessem em japones.  Entao, porque vao contratar estrangeiros que nao falam japones de novo?
E porque eles , os japas continuam falando que nao vao mais contratar aos estrangeiros porque somos  um povo pouco obediente as regras e continuam contratando gente que nao fala japones?
Incoerencias niponicas, a parte, eh um saco ter que ficar ouvindo comentarios que para o meu entender sao puramente preconceituosos , generalizados, e sem coerencia alguma.
Japao, o pais da sabedoria milenar estah precisando urgentemente de uma reciclagem mental.


* Estou usando teclado japones , ainda nao fiquei analfa...ainda...

Nenhum comentário: