quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Coisas do Japão



Aqui no Japão ocorre um fenômeno muito estranho com as mulheres japonesas  na faixa dos  cinquenta anos, que ainda não consegui identificar a causa. São as bokê obasans , ou seja , as senhoras com perda de memória e raciocínio lógico. Não sei dizer se isto ocorre também com os homens nesta faixa etária, o que eu tenho notado é um percentual bem maior entre as mulheres. Claro que não são todas as senhoras, mas a grande maioria . Na minha familia tenho algumas tias com esta sindrome. 

Vou tentar relatar uma situação que ocorreu comigo hoje, que de tão absurda não poderia deixar de comentar. 

Na farmácia perguntei a uma atendente, uma senhora com seus cinquenta e tantos anos , onde eu encontraria alcool a 70 % . Ela me olhou com aquele olhar tipico de "bokê" obasan e me fez a seguinte pergunta : - Alcool para beber? 

Naquele instante fiquei sem reação , pois eu nunca poderia imaginar que dentro de uma farmácia a atendente me perguntasse se eu pretendia comprar alcool à 70 % para beber. Mas ela não parou por ai não. Quando eu disse que não era bebiba alcoolica a 70% que eu estava procurando , ela me perguntou : - É para usar aonde?

Respondi que era para passar no rosto para desinfetar. Talvez se eu tivesse falado que era para desinfetar as mãos ela não teria me feito a terceira pergunta : - É tônico para o rosto?

Fiquei sem reação novamente, por três segundos, e inventei  que eu procurava um alcool para  desinfetar as mãos contra o virus da influenza. Finalmente , a senhorinha entendeu e me levou até a prateleira de alcool . O problema na minha comunicação com ela foi o fato de eu ter falado a porcentagem. Se eu tivesse apenas pedido alcool , com certeza ela não ficaria tão confusa. Mas cà entre nós. Quem è que vai comprar alcool  a 70% para beber em uma farmácia ? Ja ouvi relatos de pessoas que beberam alcool a 70% para escapar do frio, ou porque eram alcoolatras. Mas será que eu na visão da senhorinha "bokê" teria este potencial?

Um outro exemplo da perda de raciocínio logico das senhoras japonesas que presenciei foi no aeroporto de Narita. Um senhor japonês e sua esposa voltavam de viagem e esperavam as malas na esteira. O marido então que já  estava com as malas , pediu a sua esposa que ela fosse buscar um carrinho. Subentende- se que para transportar as malas. Ela foi , voltou , colocou a sua bolsa de mão no carrinho e deixou o marido para trás com todas as malas. A cena era hilária, pois o marido dela ficou parado observando a esposa se afastar  sem esboçar nenhuma reação. Um minuto depois, o cerebro da senhora funcionou e ela voltou para onde estava seu marido com as malas, toda sem graça e pedindo desculpas.  

Fatos do gênero são muito corriqueiros aqui no Japão quando se trata de uma "bokê obasan" . A impressão que tenho é que elas vivem em uma outra realidade. Mas será que enquanto ainda jovens elas também eram assim?

Mistérios do DNA nipônico! 



Nenhum comentário: