quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Espiritualidade e religiosidade



Ela estava sentada, olhos marejados , parecia rezar . Então lhe perguntei : - Tá rezando? 
E a resposta foi :  - Estou rezando pra poder suportar. 

A maioria das minhas colegas de trabalho brasileiras aqui em terras nipônicas são frequentadoras de alguma igreja Cristã , ou se denominam católicas  . São todas pessoas de bem , trabalhadoras , maēs, esposas ou simplesmente são sozinhas.  O diálogo acima ocorreu em um dia de trabalho normal, antes de iniciarmos a longa jornada de trabalho. A minha colega que frequenta a igreja ( não sei se é Catolica ) com uma certa assiduidade não estava rezando, ela estava se lamentando. Rezar ou orar é um ato bem diferente de se lamentar e suplicar . Pelo menos no meu conceito , o ato de rezar é um momento de conexão com o "todo" . É um momento de gratidão e de emanar energias positivas para que o dia comece com tranquilidade e harmonia. 

Como pode uma pessoa que é religiosa ( ou pensa ser) começar uma oração com lamentações e súplicas? 

Não conheço toda a Biblia, nunca li ela toda, apesar de ter uma que guardo com muito carinho e ter tido uma pequena iniciação na religião católica na minha infância. Respeito todas as religiões , algumas gosto mais, algumas menos. Porém , nunca gostei da ideia de seguir dogmas religiosos que nos privem de conhecer outras verdades. 

Algumas pessoas que conheci aqui em terras nipônicas , frequentadoras de igrejas cristãs, não são em absoluto religiosas , são apenas frequentadoras. Há pessoas que ainda vivem no primeiro testamento , onde um Deus todo poderoso e vingativo castiga os maus. Era frequente eu ouvir de uma senhora que trabalhou comigo dizer que Deus daria o troco a quem lhe havia prejudicado. Mas essa mesma senhora tinha o péssimo habito de falar mal do ex-marido, da sua companheira de trabalho , e quem mais fosse. Então, Deus era um seu aliado vingativo. 

Não devemos jamais confundir um pessoa religiosa que conhece os preceitos de sua Igreja, a frequenta, prega a palavra de Deus ,  e segue seus dogmas , com uma frequentadora de igrejas. E olha , existem muitas. 

Ha também aquelas que cresceram na igreja, estudaram a biblia, se batizaram, comungaram , crismaram, e ainda assim a alma é bem pequena. Vão a igreja com muita assiduidade e compromisso, algumas até dão aulas de catequese . Porém , fora da casa de Deus, não é capaz de perdoar. 

A minha escolha em seguir uma busca espiritual , independente de religiões e religiosidade , tem um pouco a ver com esta percepção que tive ao longo da vida de que religião é para  aqueles que necessitam de um mestre , que seja no papel de um padre, um pastor ou um deus invisivel, ditando parâmetros  e regras  para se viver em sociedade. Em contra-partida, a minha necessidade sempre foi a de fugir as regras e encontrar paz interior mesmo sem estar na casa de Deus. Para mim, a casa de Deus sempre se extendeu ao mundo lá fora  ,  e não a uma Igreja , ou qualquer outro lugar fisico. 

Deus para mim é a Lei Universal, é o todo. Não cabe dentro de uma religião, mas uma pequena parte dele cabe bem aqui, dentro de nós mesmos. Dentro do nosso templo mais sagrado. 


Namastê

Nenhum comentário: