terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Espelho, espelho meu


" Onde há um enorme espelho limpo pendurado em uma parede branca , hà prosperidade em abundância." 

Este pensamento não foi retirado de um livro de provérbios chineses, fui eu mesma que o inventei agorinha , olhando para o meu espelho. Meu espelho nem é tão grande , mas o suficiente para me ver de corpo inteiro. Minha parede não é branca , é creme . 

Toda casa pröspera  que entrei tinha um enorme espelho pendurado na parede , habitualmente na sala de jantar. Nas casas mais humildes o unico espelho ficava no lavabo. De tão pequenos e respingados com pasta de dentes , eu mal conseguia me enxergar . 

Nas casas mais humildes eu sempre encontrava um espelho encostado na parede , todo empoeirado ou um pequeno espelho pendurado em algum local estratégico , também empoeirado. Sempre me perguntava se as pessoas daquela casa realmente se olhavam no espelho? Acredito que não, se nem percebiam a poeira sobre o espelho  que mais parecia um pedaço de tûle bege grudado  de tão espesso. 

Não consigo conter  a compulsão de querer limpar espelhos empoeirados. Se não posso faze-lo, fico no minimo incomodada de ver a minha imagem refletida ofuscadamente . Pego logo um papel higiênico e discretamente vou tirando a poeira sem que o dono da casa perceba. Vai que a poeira no espelho é de estimação?

De onde veio esta mania de limpar espelhos? De uma das reuniões de palestra do budismo. Não sigo mais o budismo , mas confesso que a minha iniciação a espiritualidade começou lá. Foi no budismo que aprendi sobre o poder de um mantra. Também compreendi que a nossa essência verdadeira só pode ser percebida através de um espelho limpo, e o espelho do meu quarto vivia empoeirado na época. Eu havia me acostumado a me olhar por trás de uma nuvem de poeira. Hoje , vejo a minha imagem refletida no meu espelho de forma tão limpida que até chega a me incomodar quando percebo uma nova manchinha de sol no meu rosto . 

Olhar-se em um espelho límpido e conhecer-se e reconhecer-se fisicamente é apenas a ponta do iceberg para o nosso autoconhecimento. Primeiro aprendemos a nos reconhecer fisicamente , a apreciar aquilo que temos de mais belo, pode ser um olhar, um sorriso , a cor da pele. Somente depois do reconhecimento físico é que passamos para a segunda etapa : visualizar em nós aquilo que é invisível aos olhos. 

O espelho limpo é apenas o primeiro estágio do nosso autoconhecimento. Hoje percebi me olhando no espelho que estava com o rosto mais sereno . Também notei erros de postura ao praticar o yoga. 

Preciso de um espelho maior para poder ver-me em todas as dimensōes do meu ser. 



Nenhum comentário: