quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O seu melhor amigo



Hoje mal abri os olhos e já me veio um pensamento , o amor que sou capaz de sentir por alguns bichinhos de estimação. Daí fiquei deitada ainda por alguns minutos , tentando lembrar se em algum momento da minha vida eu fui capaz de provar tal afeto por seres humanos. A resposta é não!

Será que pessoas que amam mais animais do que humanos são pessoas frustradas e incapazes de amar ? 

Incapacidade de amar e se doar não seria o caso, se somos capazes de amar a um animal , uma planta... 
 
O problema creio eu que esteja concentrado no grau de exigência de cada um, na qualidade do amor de quem doa e de quem o recebe. 

Quando amamos e cuidamos do nosso "melhor amigo" , o bichinho de estimação, seja um cão, um gato, um cavalo, ou outro ser animal capaz de perceber sentimentos humanos, a comunicação se faz em atos e não em palavras. Você não vai discutir sobre "relacionamento" com o seu cachorro. Vai?

Um afago, um cafuné, um colinho , um biscoitinho , um passeio a dois. É tudo o que o seu "melhor amigo" espera de você para ter um dia feliz ao seu lado. E como eles ficam agradecidos!

Será que falta descomplicar as relacões humanas para podermos então, amar os humanos como amamos os nossos bichinhos de estimação?

A essência da relação homem e seu "melhor amigo" está na capacidade de um se doar,  e o outro ser eternamente agradecido. Mesmo que você se ausente por longos anos, o seu melhor amigo nunca vai esquecer dos passeios que fizeram juntos, do afeto que os unia. E o ser humano? Tem memória curta. O ser humano esquece que um dia você foi importante,  e nem tem o habito de agradecer por coisas passadas. 

É obvio que não cabem comparações entre o amor de um cão ao seu dono , e o amor entre humanos, afinal , o ser humano é muito mais complexo. Porém o gatilho é o mesmo, aquilo que nos toca o coração  vem de atos  , e não de palavras. 



Nenhum comentário: