segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O Sonho oriental


                               Gueisha - by me 

Mangá, cosplay, heróis animados, as artes marciais , a tecnologia de ponta,  a comida e a cultura milenar. Estas são algumas das razões que fazem tantos estrangeiros sonharem em um dia conhecer o país do Sol Nascente. 

Nos últimos anos um numero considerável de italianos tem se unido em grupos para conhecer o Japão. Não é raro encontrar muitos italianos em voos que saem da europa com destino ao Japão, ou caminhar pelas estações de trem proximas a Tokio e ouvir alguém falando em italiano. Eu mesma conheço alguns italianos que já vieram ao Japão por inúmeras vezes , não somente por turismo , mas para estudar a lingua e a cultura. 

Existem também aqueles que querem morar em definitivo no país do Sol Nascente. Um deles conheci através do Skype hà 8 anos atrás. Como muitos outros italianos , os mangás e os desenhos animados japoneses muito difundidos no mundo na década de 80 e 90 , inclusive no Brasil, foram os responsàveis para aguçar a sua curiosidade que aos poucos foi se transformando em idealização, ou sonhos. Ele tinha o sonho de viver em terras nipônicas porque para ele ( em sua idealização) , os japoneses eram muito mais gentis, educados e ordenados do que os italianos. O que não deixa de ser  verdade, os japoneses são muito mais educados e civilizados do que muitas outras nacionalidades. Hoje passado alguns anos de Japão e vivendo a realidade japonesa , o meu amigo italiano tem uma outra versão para contar sobre seus sonhos nipônicos. 

A imagem da gueisha  e sua submissão, os traços orientais sempre mais suaves , a forma cordial e cheia de convenções dos japoneses é por vezes um belo atrativo e um convite a querer viver em terras nipônicas. Por trás de todo este estereotipo existe o mundo real , o verdadeiro estilo de vida da grande maioria dos japoneses . Isto não se aprende lendo mangás , a realidade é bem diferente daquela idealizada. 

O ponto crucial para viver um sonho e não transforma-lo em pesadelo estando em terras nipônicas é procurar saber qual é a filosofia de vida local nos dias de hoje.  
O Japão do pós guerra é um país que ressurgiu das cinzas com um espirito patriotico , onde toda a população se uniu para levantar o país com muito trabalho. Eis, o país da formiguinha . Se você é uma cigarra , este não é o lugar ideal para relaxar e cantar. 

Na cultura japonesa , o trabalho vem em primeiro lugar , em segundo o nosso chefe e em ultimo a familia. Dificilmente um executivo japonês poderá recusar uma proposta de viver longe de sua familia se assim o seu chefe decidir. Existem muitos pais de familia que vivem em outras cidades ou outros países por imposição da empresa e só retornam aos seus lares nos seus dias de folga . Outro detalhe que muitos estrangeiros não sabem , é sobre as horas extras não remuneradas  que muitos japoneses são obrigados a fazer. Obviamente que existem leis trabalhistas no Japão que protegem o trabalhador contra abusos, mas na pratica quase todos se sentem induzidos a seguir as regras da empresa. O Japão é também o país dos "goma sōris" , ou seja , dos puxa-sacos. 

Um estrangeiro não deve nunca se esquecer que o Japão é uma sociedade vertical, onde o menor é submisso ao maior. A hierarquia no ambiente de trabalho é muito clara e presente. Nunca contrarie as ordens do seu superior , se não quiser ter problemas de exclusão , e às vezes até , sofrer bulling.

Para as mulheres é ainda mais rigoroso. O Japão ainda é um país machista, onde a esposa deve sempre andar dois passos atrás do marido. Casais mais jovens são um pouco menos rigorosos, mas continuam respeitando as regras sociais que aprenderam de seus pais. O machismo é mais escancarado no ambiente de trabalho, a começar pelos salários de mulheres que será de norma sempre menor do que o dos homens, mesmo que a função seja a mesma. 

A mulher japonesa ainda é muito submissa ao homem , salvo algumas exceçōes, e o sonho de muitas japonesas é o de se casar para estar em casa . No japão quem administra o dinheiro da familia é a esposa, o marido entrega todo o seu salario para a esposa e resta apenas com uma mesada que os japoneses chamam de "kozukai". Alguns casais mais jovens fogem destas normas, mas ela ainda existe. 

Fazer amigos japoneses, esta é uma missão dificil para os estrangeiros. A falta de tempo, a timidez japonesa , a cultura local, a lingua, tudo isto contribui para que os japoneses sejam muito fechados. Um estrangeiro poderá cultivar algumas boas amizades com japoneses , mas existirá sempre uma parede que os separa dos japoneses.  O japonês repele instintivamente tudo ou todos que são diferentes demais para a sua mentalidade igualitária. 

Obviamente que existem aqueles (as) que são mais abertos (as) e até se casam com estrangeiros (as) , mas não são a maioria. Mesmo casando-se com um estrangeiro ou estrangeira, quando a decisão do casal é a de viver em terras nipônicas o comportamento e a mentalidade do japonês será sempre a mentalidade local. 

Ilusões à parte, viver em um país com uma cultura tão rica e milenar como o Japão não é para qualquer um. Para viver sem grandes conflitos culturais , em qualquer país, é preciso deixar para trás a mochila de turista e aceitar as diferenças culturais como um grande aprendizado. Só assim o sonho oriental poderá se tornar uma bela realidade. 

Namastê

Nenhum comentário: