sábado, 6 de maio de 2017

DNA histórico



Compreender a mentalidade de toda uma nação se torna simples quando conhecemos um pouco da sua história pregressa.

Em contato com alguns italianos pude notar um número expressivo de geómetras em toda a Itália. Em contra-partida nunca conheci nenhum geómetra em São Paulo. Em São Paulo aquilo que se nota com frequência são as profissões da moda. Houve  um tempo que era moda trabalhar com propaganda  e marketing, hoje as profissões mais procuradas e bem remuneradas creio que sejam aquelas ligadas a informática , como os analistas de sistemas. Não existe uma tendência histórica em relação aos antepassados brasileiros em função da miscigenação de raças. Creio , eu. 

Voltando aos italianos. Assistindo a um documentário sobre a construção da Roma antiga pude compreender de onde vem este DNA de geómetras italianos.

Fundada em 753 a.C , Roma foi engenhosamente estruturada com estradas que se expandiam em direção a vários territórios europeus. As tecnicas utilizadas pelos engenheiros da época tinham origens etruscas que foram aperfeiçoadas e adaptadas para a expansão daquilo que conhecemos historicamente como "O Império Romano".

Deu para sacar de onde vem esta tendência profissional italiana de geómetras e a mania dos italianos de se acharem os melhores do mundo?

Passam-se anos , séculos, e o nosso DNA histórico permanece intacto , manifestando-se em alguma área de nossa vidas.

Conhecer a nossa história  , os nossos antepassados , nos faz mais conhecedores de nós mesmos . Além de nos ilustrar culturalmente e nos abrir a mente para uma visão mais ampla e sociológica do mundo que nos cerca.


Nenhum comentário: