sexta-feira, 18 de abril de 2008

Caminhando e caminhando nas ruelas de Firenze
















Depois da aula que durava o período da manhã inteira eu saía sempre pela cidade sem rumo,sem lenço e sem documento.Sentindo a cidade e observando o movimento,mas era muito difícil dizer quem era italiano e quem era turista.Tive a impressão de que os italianos estavam de férias em algum outro lugar porque a maioria era de turistas e estrangeiros que viviam na cidade.Fiquei surpresa com a quantidade de chineses que vivem na Itália toda,e não sei dizer se foi impressão minha,mas me parece que eles(italianos) não gostam muito dos chinêses.
Ao contrário do que muitas pessoas dizem,os italianos não sao tão mal-educados assim .Pelo menos eu não tive nenhuma má impressão dos fiorentinos que me pareciam muito semelhantes aos paulistas,meio frios,meio distantes,meio apressados,meio estressados e sempre com a cara fechada,mas depois de um tempo conversando com eles ,se mostram mais simpáticos e até arriscam um sorriso .Dizem que os italianos são muito semelhantes aos brasileiros.Sei lá!Talvez sim.Depende da região.
Seguindo pelas ruas de Firenze o que mais me impressionou foram as portas toscanas que são todas imensas,sem falar nas praças com suas basílicas e palácios maravilhosissimos, e a paisagem da cidade vista do alto da Piazzale Michellangelo.O meu palácio preferido sem dúvida alguma era o Palazzo Vecchio.Lá no alto da Torre do Palazzo Vecchio pode-se avistar uma lança com um leão e dizem que quando o leão está voltado para o Rio Arno é sinal de chuva.Grande coisa!Os meus calos sempre avisam também sem se voltar pra lado nenhum.


Era tanta coisa pra vêr e eu sempre fascinada por tudo ,admirando cada palácio,cada praça,cada porta toscana ,cada afresco,cada estátua que me esquecia dos meus compromissos.Esquecí que tinha combinado com o meu guia napolitano de nos encontrarmos na sexta-feira e eu só fui ligar pra ele na sexta-feira e ele já estava em Firenze...P. daVida!Nossa!povo esquentadinho!Uma raça que eu adoro mas sinceramente não me acostumo com o pavil curto deles.E eu tão "Zen",ou sempre tentando me manter "Zen",porque o meu pavilzinho também não é muito longo.Mas tudo bem!Nada que tenha me causado traumas irremediáveis...:-)


O duro é que eu sou tão atrapalhada que havia me esquecido que tinha combinado de jantar com a minha colega de curso Yukiko no mesmo dia.Ela é uma japonesa finissima casada com um banqueiro francês e que fala 3 línguas.Mas depois dei um jeito de ir almoçar com ela e fomos a uma trattoria .Ela pagou 60 euros pelo nosso almoço e nem comemos nada,talvez o que saiu mais caro foi o segundo prato com carnes variadas.Na verdade nem é muito caro,mas se multiplicarmos 30 euros de cada por 12 dias e duas refeições diárias sairia em torno de uns 800 euros.Pra que gastar tanto se pode-se economizar?Só esposa de banqueiro mesmo.


Acho que uma média razoável pra se comer bem e não gastar muito é gastar uns 20 euros por refeição,mas eu acho que gastei menos porque eu praticamente não almoçava e só comia lanches rápidos pra sair andando pelas ruas,mas não sei dizer quanto gastei de capuccino porque eu adorava beber capuccino em cada esquina que eu encontrava um café aberto...:-)





Nenhum comentário: