segunda-feira, 21 de abril de 2008

Minhas impressões sobre a realidade italiana




Viajando pela Itália ,pude sentir e vêr com os meus próprios olhos a realidade daquele país.Não era necessário andar pelas cidades do sul da Itália para saber que a economia italiana anda em crise.Em plena época de eleições lá estava eu a Roma nos dias 13 e 14/04,mas parecia que nada de novo acontecia por lá.Percebí uma maior movimentação a Firenze porque algumas ruas estavam sendo interditadas por causa de algumas manifestações políticas.Sei lá de que partido,afinal de contas,eu era apenas uma turista a mais em meio àquela multidão.
Nas aulas de conversação do Istituto Italiano discutiamos assuntos gerais de cada país ,partindo de alguns recortes de jornais italianos e publicações atuais de revistas.Descobrí que na Itália um garí ganha cerca de 1.150 euros ,e uma bióloga pode ganhar 800 euros.O caso mais desproporcional que lí em um artigo de uma revista era o salário de uma Diretora Acadêmica de um Museu,o salário dela girava em torno de 1.680 euros,ou seja,500 euros á mais que um agricultor.Fico me perguntando até agora se este é um caso isolado ou se a Itália não valoriza a cultura?Como?Porque?
Um país onde boa parte da economia gira em torno da propria riqueza cultural não valorizar as pessoas que trabalham nesta área é algo estranho aos olhos de quem está passando por lá pela primeira vez.
Percebí uma insatisfação geral em Firenze ,talvez por estar mais em contato direto com os professores do Istituto Italiano.Dava pra perceber a insatisfação declarada da professora de gramatica que entre uma explicação e outra sobre gramática e costumes da cidade ,se exaltava quando falava sobre as condições de vida daquela cidade.Talvez ela fosse também um caso à parte,mas pensando bem acho que não.A realidade italiana é bem essa mesmo:insatisfação salarial,stress e a busca por uma melhor qualidade de vida se refugiando em cidades menores.Este fenômeno ocorreu também em S.Paulo ha alguns anos atrás,não sei dizer se continua,mas eu particularmente acredito que sim.
Chegando em Shizuoka-Japão depois de estar ausente por apenas 18 dias recebí telefonemas de amigas brasileiras,peruanas e japonesas que trabalham comigo e como já era esperado, aqui o bicho também está pegando.Muitas estão procurando outra colocação.Será uma crise temporária da empresa em que eu trabalho ,ou será também uma crise geral na economia japonesa?
Todos sabemos que a economia japonesa gira junto com a economia americana com os seus acordos milhionários de importação e exportação ,mas acredito também que os japonêses estão perdendo mercado para os chineses que estão tomando o mundo.A diferença entre os japonêses e os chineses é que o japonês não é habituado a grandes mudanças,a novas negociações e principalmente a buscar novas saídas para as crises econômicas.Falta neles um certo jogo de cintura e senso de oportunismo que sem dúvida alguma os chineses tem.

Retornando a realidade italianada porque o assunto aqui é Itália e não a crise asiática...
Penso que enquanto existir essa desunião entre o sul e o norte ,a Itália nunca será um país homogêneo e a tendência será sempre a de carregar uma parte morta da Itália nas costas.
A máfia italina também é um outro problema que comanda algumas regiões do sul da Itália e o mais recente escândalo(não tão recente)é o problema do Lixo em Napoli que é controlado pela máfia local,a Camorra.Não sei dizer o que resultou este problema mas me parece que a máfia perdeu o contrôle da situação e não sabem mais pra quem vender o lixo causando uma certa saturação .O mais estranho é o governo não tomar uma atitude rápida para evitar este caos,mas com certeza devem existir algumas lacunas entre a política nacional e a máfia italiana.Bohhh!Vai saber!

2 comentários:

Adriano disse...

Olá, Camila! Estou pensando em estudar no Istituto Italiano de Florença, e li no seu blog que você estudou lá. Gostaria de saber o que você achou da escola, e se você a recomenda. Peço-lhe, ainda, que responda para o e-mail adrianomundim@yahoo.com.br, para eu saber que respondeu... =) Desde já agradeço! =D Adriano Mundim

Adriano disse...

Desculpe-me, Cammila, escrevi seu nome errado! =) Adriano