sábado, 26 de abril de 2008

Fim da crise de identidade e as mil faces do Brasil
























Fazer intercâmbio é muito bom em todos os sentidos.Não só para aprender uma nova língua ou novos costumes,mas no sentido de poder visualizar as diferenças e descobrir que não existe uma fórmula para se viver melhor.Existem heranças culturais,tendências climáticas e uma imensidão de questões político-econômicas que fazem de um povo aquilo que são.
Na minha turma de italiano clássico haviam pessoas de todas as raças que eu jamais poderia imaginar um dia estarem unidas em um único espaço físico, entre gregos,irlandeses,ingleses,alemães,franceses,japoneses e outras raças que eu nem lembro mais de onde eram.Mas o interessante era que todos se comunicavam em uma só lingua :o italiano.
Haviam duas japonesas no curso,uma delas me lembro era de Osaka,a outra que falava muito bem em italiano não sei dizer de que região era,mas provavelmente de Tokio.Elas eram típicas japonesas,um pouco tímidas,educadissimas,discretissimas e quase não se pronunciavam nas aulas .Somente quando eram solicitadas.
Apesar de viver ha mais de 4 anos no Japão e ser filha de japonês legítimo,não conseguia me identificar com elas(as japonesas),e me sentí por alguns dias um pouco deslocada...sei lá!Sensação estranha.
Graças a Deus após alguns dias de curso apareceu uma brasileira ,do nordeste,mais especificamente uma pernambucana com un sotaque arretado.
Aos poucos fui me situando na classe e eu já não era mais a japonesa-brasileira.Naturalmente sem fazer grande esforço...hehehehehe...eu era a brasileira do sudeste e a minha colega, a brasileira do nordeste. Eramos duas brasileiras na classe!Graças a Deus.Me achei!!!...ahahahahaha....Tava com medo de me perder de mim mesma.
Quando era a minha vez de falar sobre os costumes do Brasil,ficava meio perdida pra responder porque não conheço o Brasil todo e não poderia estar falando do Brasil como uma paulista que conhece apenas algumas regiões do sul e sudeste do Brasil.O Brasil é imenso e as nossas heranças culturais são de várias origens,não existe um tipo específico de brasileiro.Apesar da imagem de país do carnaval e da gente mulata.
O Brasil é compôsto de várias etnias e se formos pensar bem,o único brasileiro legítimo de sangue e nato na terrinha é o índio.Talvez essa seja a magia do Brasil,a miscigenação de raças e a liberdade de ser brasileiro,cada um ao seu modo.Mas sem dúvida alguma o brasileiro é a raça mais desencanada e livre que já ví na face da terra.E viva a liberdade de expressão!!
Mas como eu já escreví em outros posts...eu sempre me finjo de japonesa quando me é conveniente.Bom né!...:-)

Nenhum comentário: