segunda-feira, 8 de março de 2010

De conselheiro à bobo da corte

Quando as pessoas a sua volta começam a te admirar , pedir conselhos, e a te respeitar tal como você é...fatalmente é um sinal de que a idade está avançando.Nestes últimos meses tenho servido de conselheira sentimental, educacional, vocacional e etc...
As pessoas pedem a minha opinião. Algumas até se orientam através das minhas convicções.Mas minha gente desorientada! Calma, lá. Eu não sou guru e nem tão pouco a Dercy Gonçalves ressuscitada. Ainda não vivi 100 anos.
Observo e percebo a necessidade que as pessoas tem de um orientador, um guru, ou coisa do gênero que as orientem e diga por onde elas devem caminhar. Não sei precisar se isso é um fenômeno que ocorre somente com as pessoas que vivem longe do seu país de origem , inseridos dentro de uma cultura completamente diferente ,ou se realmente as pessoas andam como se vagando por desertos áridos e sem bússola.
Me corta o coração quando vejo uma jovem de pouco mais de 20 anos completamente desorientada ,sem metas na vida .E o pior, nem se dão mais o direito a sonhar.Pobres meninas, que ainda terão que atravessar por tantos caminhos, na obrigação de serem felizes e realizadas na profissão e no amor. Algumas já tiveram a capacidade de sofrer e criar traumas e complexos que não cabem a essa fase da idade onde tudo deveria ser mais leve. Os desafios que a vida nos empoem nesta fase da vida deveriam ser encarados com aquela garra e disposição que só temos quando somos jovens e idealistas.Talvez seja esse o problema de alguns jovens...a falta de idealismo e convicções pra enfrentar essa vida que se apresenta nos dias de hoje.Bom...pra dizer a verdade, época boa mesmo foi a minha...anos 80.Depois desta fase parece que tudo caiu no marasmo, no acaso, nos modismos exagerados , nas tendências vazias e no "Salve-se quem puder".
Acho que a garotada de hoje está precisando urgentemente de novos ídolos(outra Xuxa,não) e de parâmetros mais definidos tanto na família como em sociedade.Tô errada?

Nenhum comentário: