quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Japão, uma terra estranha


Tem algo de muito estranho ocorrendo na terrinha do sol nascente...
Eu já sabia que o japão está entre os países onde as pessoas cometem o maior número de suicidios , até mesmo porque em épocas passadas os samurais se suicidavam em nome da própria honra e não era um ato vergonhoso fazer isso. O mais estranho é que já não existem mais samurais hà séculos e o povo continua se suicidando. Li não sei aonde que o número de suicídios aumentou em função da crise mundial e que a cada 16 minutos tem algum japa se jogando de algum prédio, ponte ou até mesmo se enforcando em árvores na floresta de Shizuoka, mas uma coisa é ler em jornais, outra é ficar sabendo através de amigos próximos que algum parente se suicidou.
Fiquei pasma hoje quando uma amiga japonesa me contou que uma prima de seu marido se suicidou na semana passada.Ela teria se jogado de uma ponte porque perdeu o emprego. Mas isso é motivo pra se suicidar?
Fora a perda do emprego me parece que ela uma senhora de uns 54 anos era viciada em alcool e nunca se casou ,não teve filhos e estava endividada, assim como a tantos japoneses aqui.Mas Meus Deus do céu! será que eles não conhecem a palavra esperança?
Tudo na vida pode mudar, e isso só depende da nossa postura perante a vida com tudo de bom e de ruim que ela tem a nos oferecer.
Algo tem que começar a mudar urgentemente nesse país!Aliás, esse povo bebe demais , fuma demais, joga fora o dinheiro nos packinkos (casas de jogos) e valoriza exageradamente o trabalho em detrimento da familia e dos momentos de lazer. E tem mais, eles só rezam para os mortos , os vivos que se danem. Fico indignada!

Um comentário:

Anônimo disse...

japa e sua loucuras