quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Talians

Berlusconi e a mulherada.O tipico italiano conquistador que se "acha".

- Questi talian maleducatti. Assim se referem aos italianos em dialeto ticinese.
Toda vez que algum motorista (seja em moto ou de carro) passava tesourando na auto- estrada, todo o mundo já sabia que era um italiano. Depois era só confirmar olhando a placa do carro.
Quando estive em Milão pude observar como os italianos são parecidos com os brasileiros no trânsito. Pra dizer a verdade, acho que a maior semelhança entre os brasileiros e os italianos é que são duas raças muito folgadas. Aquela educação e senso civil do resto da Europa passou bem longe da Itália.
Depois que aprendi a "parlare in italiano" andei praticando o meu italiano em chat com vários italianos de todas as regiões. Foram muito úteis pro meu aprendizado da língua e da cultura italiana, mas depois de 4 anos chatando com essa gente,ter viajado pra Itália, e principalmente ter conhecido todas as manias e os xavecos da italianada(ao vivo e em cores) chega um momento que essa raça "enche o saco".
Ainda procuro ter alguns "talians" no meu Skype pra praticar o italiano mas que caramba, esses caras não mudam o disco. É sempre o mesmo xaveco.

Ciao bellissima,come stai?
Oi belissima, Como está?

Ciao,tutto bene e te?
Oi, tudo bem e você?

Io sto benissimo,ma sarebbe piu bello avere una bella donna come a te accanto.
Eu estou muito bem,mas seria mais belo ter uma bela mulher como você ao lado.

Ahhhh..grazie sei molto gentile.
Ahhhh...obrigada, você é muito gentil.

Ma dai...dico solo la verità.Sei bellissima.Sei single?
Vai...digo só a verdade. Você é belisima. È solteira?

Sisi, io sono single.
Sim, sim, sou solteira.

Ma dai...come mai una donna bella come te é single?
Vai...Como uma mulher bella como você é solteira?

Eh...forsè ancora non ho trovato la persona giusta.
Eh...talvez ainda não encontrei a pessoa certa.

Hai trovato me...ti sposo io.
Me encontrou... eu caso contigo.

Ahh...grazie.
Ahh...obrigada.

Prego. Ma quanto sei alta?
De nada. Mas quanto você é alta?

Non sono molto alta.Perchè?
Não sou muito alta.Por que?

Per curiosità.
Por curiosidade.

Ahhhh...
Ahhhh...

Mandami una foto?
Manda-me uma foto?

Si si.
Sim,sim

Ma non hai un'altra più sexy?
Mas não tem outra mais sexy?

No...scusami ma devo andare via.
Não...me desculpe devo ir embora.

Ok Bellissima , a presto.
Ok Belissima, até logo.

Este é apenas um exemplo do xaveco inicial. Conforme o tempo vai passando e você vai dando trela pra eles a conversa vai tomando um rumo do tipo xaveco romanesco,e se você não corresponde a altura do dramalhão italiano eles se ofedem. Sem falar que eles se "acham". Tá certo. Eu admito. Tem alguns italianos que são verdadeiros deuses gregos, mas a grande maioria se "acha" o conquistador irresistível e adora colecionar "conquistas",seja ao vivo, por skype ou outro metodo qualquer que esteja ao alcance deles.
Praticar o italiano com essa raça é até divertido, aprende-se muita giria e expressões locais, mas cá entre nós, eles bem que poderiam ser mais originais de vez em quando. Ma che rompipalle!!!

Nenhum comentário: