sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dentistas suicos


Pra variar (Oh,karma) , penso que vou ter que ir ao dentista. Um pedacinho do meu dente quebrou e nao consigo mastigar direito. Mas logo aqui na Suica onde tudo custa os "zoio" da cara?
Andei pesquisando na net e me lembrei que no programa Patti Chiari da tv suica tinha passado uma matèria sobre os dentistas ticineses e là fui eu dar uma olhada. Meu queixo caiu quando vi os precos. Talvez por isso os europeus costumam estar sempre bem vestidos , carro do ano, viajam pelo mundo mas com a boca desdentada.
Aqui na Suica italiana os dentistas cobram pela consulta (de 50,00 à 200,00 francos) e ainda por cima cobram um tal de ponto de tarifa tambèm (3,50 francos). Entao, soh de pisar em um consultorio suico jà devemos pagar no minimo 53,50 francos, que seria em torno de 97,00 reais, ou 41,00 euros. O dentista mais barato , que inclusive se localiza aqui perto a Locarno cobra 300 francos (544,00 reais) por 2 obturacoes e uma limpeza , no entanto , a grande maioria cobra em media 800,00 francos (1440,00 reais) pelo mesmo servico. Sem falar que alguns destes dentistas relacionados na pesquisa do programa Patti Chiari sao suico- alemaes. Portanto, pode levar o dicionario de alemao , ou um tradutor-intèrprete. Nao è a toa que o senhor feudal suico sempre vai a Tailandia pra tratar dos dentes. Dizem que là nao custa nada e o servico è muito bom. Aliàs, atè cirurgia pra troca de sexo custa muito menos na Tailandia e a procura è grande . Aih , eu fiquei pensando cà com os meus botoes. Imagina se um suico quisesse trocar de sexo aqui? Iria no minimo ter que se conformar a viver o resto da vida com alguns "excessos" e com a boca desdentada.
Link do programa Patti Chiari da tv suica-italiana http://www3.rsi.ch/pattichiari/node/2117

2 comentários:

José disse...

Molto interessante. Soy dentista y tengo molto interesse en vivir en Suiza, en la parte italiana. Será q consigo encuentrar empleo?

Anônimo disse...

Justo as informações que procurava sobre dentista. Obrigada!