sexta-feira, 29 de abril de 2011

Stress linguistico.Existe isso?


Eu andei me stressando ultimamente com alguns "desafios" domèsticos aqui na terra dos senhores feudais suicos.Eh...a minha paciencia tem limite e eu stressei. Alèm de ter que ficar aqui sozinha cuidando de uma casa de 3 andares (inclusive do jardim), com inquilinos , aquecimento interno com bombas , relogios de pressao e o caramba a quatro (tudo escrito em alemao/frances), ainda tenho que atender ao telefone em sei là quantas linguas e "farmi capire "(fazer-me entender) com um pouquinho de italiano, um pouquinho de ingles e sei là se eu ando misturando espanhol tambèm. Enfim, essa terra è muito complicada, ao menos se fosse soh uma lingua oficial (a italiana) , seria tudo menos complicado , mas essa gente fala trocentas linguas e a predominancia è do alemao, em segundo è o frances , e uma pequena parcela que fala o italiano. Sem falar no tal do romanche.
Passei tanto tempo no Japao sem entender tudo, sem poder me expressar como eu gostaria que acho que estou estressando um pouco por ter que viver as mesmas barreiras aqui na terra do queijo suico. Assim como ocorria no Japao, muita gente pensava que eu falava muito bem em japones e inclusive que eu sabia ler o kanji , mas o meu japones sempre foi "meia-boca"(60%) e penso que eu me comunicava muito mais por deducao do que por compreensao real da lingua. Aqui na terra do queijo suico ocorre o mesmo. Compreendo 50% e o resto è deducao. Ainda estou aprendendo algumas expressoes em italiano que nunca tinha ouvido falar, e tambèm algumas expressoes locais que divergem daquele italiano vero. Ta certo que o italiano è muito mais facil para nos brasileiros do que o japones, quanto a isso nao tenho duvidas, mas o meu problema è que eu sou muito detalhista e gosto de entender e de fazer-me entender, nos minimos detalhes . Quando isso nao ocorre, eu estresso e o meu mau humor capricorniano toma conta de mim e nao hà alma que consiga me tirar desse estado de animo ( tipico de capriconianos) . E pra dizer a verdade, nem quero (teimosia capricorniana). Eu gosto de estar mau humorada de vez em quando (egocentrismo capricorniano). Eh um direito. Afinal, sou uma capricorniana vera. Depois passa...
Acho que eu vou meditar hoje...ahummmmmmmmmmmmmm!

Nenhum comentário: