sábado, 30 de abril de 2011

Descobrindo a natureza



O limoeiro, ainda um pouco ressentido, mas aos poucos esta florescendo.

Uma das licoes que aprendi no budismo (quando eu era budista) è que se voce nao è capaz de cuidar de uma planta , nao è tao pouco capaz de cuidar bem da sua propria vida. Uma amiga minha ,que me levou ao budismo, havia me desafiado a cuidar de uma planta .Eu topei claro. Coisa mais fàcil. Comprei a tal da plantinha pra me testar, uma plantinha daquelas que nem precisa de sol, soh agua. Em menos de duas semanas ela comecou a amarelar , depois a secar...depois morreu. Nao sei dizer ao certo se eu reguei demais ou de menos, ou se a frequencia que eu regava era totalmente desordenada. Soh regava a planta quando eu lembrava. Aliàs, eu nao regava eu afogava a pobre. Que decepcao comigo mesma. Estava decretada a sentenca : Eu nao era capaz de cuidar nem se quer de uma simples plantinha. Claro, eu nao conhecia as necessidades dela. Pensava que bastava aguar de vez em quando que ela ficava feliz. Nao percebi as necessidades basicas da plantinha. Eh claro que pra estar atento as necessidades de tais "vidas" que nao falam, nao reclamam e nao fazem comicio è preciso primeiro de tudo ter um tempo pra elas. Observa-las e entende-las.
Hoje cuido de um jardim alheio , que por sinal estava muito feinho. Plantas secas, amareladas, tortas, manchadas .Nunca tinha visto tanta planta pintada de marrom ,amarelo e branco. Faz mais ou menos um mes que comecei a cuidar das plantas da casa e do jardim. Ainda falta muito, mas melhorou consideravelmente. Algumas plantas necessitavam apenas de àgua, outras de podas nas hastes e folhas secas, outras atè mesmo de uma limpeza nas folhas . Claro que algumas devem estar com pragas, mas eu ainda nao aprendi como cuidar de plantas com doencas. Por hora estou dando a elas o essencial , e por incrivel que pareca elas respondem muito rapido. O limoeiro è um caso em especial. Os frutos estavam caindo de podre e as sementes nasciam negras e secas, as folhas queimadas e com manchas brancas.Enfim...horrivel. Comecei a cuidar do limoeiro todos os dias... e o principal, a observa-la. Nao è que o limoeiro comecou a florescer?
Ainda tenho outros desafios nesse jardim que nao sei como resolver , a oliveira nao responde a nada, e continua queimada. Ja me disseram que è excesso de àgua quando as pontas das folhas comecam a amarelar. Estou regando com menos frequencia. Vamos ver se ela responde bem por esses dias.
Pra quem nao sabia nem cuidar de uma unica planta atè que nao estou me saindo mal em cuidar de um jardim inteiro. Serà que finalmente aprendi a cuidar da minha vida? Ou serà que elas , as plantinhas , vao me preparar alguma surpresa ainda?

Nenhum comentário: