quarta-feira, 13 de abril de 2011

Previsao sismologica nao è adivinhacao

Eu, apesar de estar agora bem longe da catastrofe japonesa ainda tenho alguns amigos na terrinha dos samurais e por mais que eu tente nao consigo deixar de me preocupar com a seguranca deles.
Nao consigo entender a falta de preocupacao ou a teimosia de alguns em permanecer no Japao. Se fossem japoneses eu ate poderia entender, afinal è a terra deles , mas a grande maioria dos meus amigos brasileiros tem familia no Brasil e nao vivem uma vida "normal" no Japao, quer dizer, nao estao imersos na cultura e na sociedade japonesa. A grande maioria vive em pequenas comunidades de brasileiros e nem amigos japoneses costumam ter. Entao, pra que continuar a "viver" no Japao? Eh diferente de um amigo meu italiano que è casado com uma japonesa e adora a cultura japonesa, portanto ele tem mil razoes para permanecer no pais, mesmo que la no fundo a sua vontade seja a de retornar ao seu pais .
Uma questao que anda preocupando muito a maioria dos meus amigos (brasileiros e japoneses) è aquele raio daquele Terremoto de Tokai que costuma acontecer de 100 em 100 anos, mas a grande maioria tem medo mas nao tem nocao da gravidade e da seriedade de tais previsoes.
Segundo informacoes que obtive no Wikipedia (italiano) , o terremoto de Tokai ocorreu em 1498, 1605, 1707 e 1854. Com intervalos de pouco mais de 100 anos entre os sismos. E se o ultimo foi em 1854 o proximo Terremoto de Tokai jah esta com a data de validade vencida.
Kiyoo Mogi è um famoso sismologo japones que previu em 1969 o proximo terremoto de Tokai. Ele nao viu em uma bola de cristal e nem jogou no palitinho. Kiyoo Mogi è considerado a maior autoridade japonesa sobre previsoes sismologicas. E segundo ele o proximo tremor atingira a magnitude 8.0. Kiyoo Mogi tambèm foi contra a implantacao de usinas nucleares na regiao de Omaezaki (Hamaoka Nuclear Power Plant), prevendo uma catastrofe nuclear apos a chegada do Tokai Jishin. Algums reatores foram desativados em 2009 , mas continuam em funcionamento ainda tres reatores nucleares: Hamaoka 3, 4 e 5.
Penso que antes de planejar mais 1 ou 2 anos no Japao , os riscos seriam menores se comecassemos a planejar as nossas vidas em outras terras: o Brasil , por exemplo.
Muitos dos meus amigos nao tem condicoes de voltar ao Brasil porque nao possuem casa , nem profissao e alguns nem tem dinheiro para a passagem de toda a familia , mas se fomos capazes de ir ao Japao sem "nada" (eu fui ao Japao com 50 dolares) penso que somos capazes de retornar ao Brasil sem "nada" e recomecar. Ninguem tem a obrigacao (a ilusao) de voltar rico do Japao, mesmo porque os ultimos anos foram de pura sobrevivencia e pouca economia. Estamos vivendo uma epoca de crise mundial e pensar em fazer dinheiro no exterior nas atuais conjunturas è pura ilusao. Melhor arriscar o pouco que temos em terras que nao tremem. Se temos saude e disposicao para o trabalho o resto è tendencia...

Um comentário:

Minelinha... disse...

Falou pouco e falou tudo amica!!! belo post!! beijussssss